Conhecer as melhores opções para bancada de cozinha é um dos passos para tornar a decisão mais fácil, mas se ainda assim estiver com dúvidas não deixe de falar com um profissional

Remodelar uma Cozinha: os melhores materiais para utilizar em bancadas

Remodelar uma Cozinha: os melhores materiais para utilizar em bancadas

Pub

 

 

Planear uma cozinha pode ser uma tarefa árdua. Uma das questões mais importantes a decidir antes de começar a construção ou a renovação da sua cozinha de sonho, seja ela da sua nova casa ou da atual habitação, é o material a ser utilizado nas bancadas de cozinha. Há, por isso, que pensar sobre a forma como esse material contribuirá para a decoração do espaço.

O material a usar, as suas características físicas, as cores e a textura compõem o conjunto de fatores que deverá ter em consideração no momento de decidir quais os materiais a utilizar nas bancadas da sua futura cozinha. Afinal, esta é uma divisão da casa onde irá certamente passar muitas horas da sua vida. Tenha em conta que a bancada ideal é aquela que se adapta aos diversos usos no dia-a-dia. Analise, por isso, quais as utilizações que quer dar à sua bancada e escolha o material que melhor se adeque às suas necessidades. Deste modo, poderá conseguir uma atmosfera única na cozinha que idealizou para si.

Características de materiais e sua aplicação

Pedra natural

A pedra natural é, sem dúvida, a matéria-prima mais escolhida nas bancadas de cozinha pela sua versatilidade e robustez. No entanto, hoje em dia, são diversas as opções de pedras para bancada de cozinha disponíveis no mercado, das verdadeiramente naturais – como o granito ou o mármore -, a algumas opções muito interessantes resultantes de transformações técnicas, fabricadas a partir de uma combinação entre pedras naturais e aditivos sintéticos, de modo a variar a sua textura e aparência. As diferenças vão, em geral, muito além do visual estético, uma vez que estas pedras de produção industrial são igualmente resistentes e possuem muito fácil manutenção.

Um conhecimento básico sobre cada tipo de pedra de bancada para cozinha é, assim, essencial e indispensável para que se possam medir os prós e os contras de cada material. Sendo assim, apresentamos as principais pedras usadas nas cozinhas modernas.

Granito

O granito é o material mais utilizado nas bancadas de cozinha, devido ao seu baixo custo e elevada resistência. Esta pedra é fabricada a partir de uma rocha que isola o calor, é durável e pode ser encontrada em diversas cores. É uma escolha conveniente para uma utilização prolongada e intensa, pois é resistente a impactos e a altas temperaturas. No entanto, é uma pedra que exige cuidados na manutenção, pois absorve líquidos e pode ficar manchada, além da ocorrência de pequenas rachaduras no uso a longo prazo.

Mármore

O mármore também é uma pedra natural, no entanto, por ser mais poroso, o mármore é o menos recomendado para a cozinha. Apesar de aparentar mais sofisticação do que o granito, pode facilmente ficar manchado ao entrar em contacto com alguns alimentos. O mármore é apenas aconselhado para cozinhas com pouco uso.

bancadas de cozinha - decoração - habitação - remodelação - obras - arquitectura - decoração - cozinha - granito, mármote, materiais compósitos - pedra - mármore - granito - dekton - aço inoxidável - nanoglass - madeira - vidro - Silestone, Quartzstone, Topzstone - Caesarstone - corian

Compostos de Quartzo

Os materiais conhecidos como silestone, quartzstone, topzstone e caesarstone são compostos feitos de resina e quartzo. Estes materiais são duráveis e resistentes a riscos e manchas, até mais do que o granito, uma vez que o quartzo possui baixa porosidade. Estes materiais compósitos requerem um uso cuidadoso e exigente, apesar da limpeza e manutenção fáceis. Recomenda-se, por essa razão, ter cuidado com o pousar de objetos quentes, como panelas e assadeiras, sobre esses materiais, bem como de produtos químicos, por causa da resina.

Nanoglass

O nanoglass é um material sintético produzido industrialmente com resina e pó de vidro. A sua aparência é homogénea e brilhante. O polimento do nanoglass garante baixa porosidade e resistência a manchas, mas não suporta altas temperaturas. Como tem vidro na composição, o material é muito rígido pelo que, à semelhança dos compostos de Quartzo, requer um uso cuidadoso.

Corian

O corian é um material sintético composto por 2/3 de minerais naturais e 1/3 de acrílico e pigmentos. Estas bancadas acrílicas são feitas de matérias-primas de produtos como pedra, areia e vidro, aglomeradas com acrílico. Este material é bastante popular porque é produzido por máquinas, e que pode ser facilmente moldado. A superfície é lisa e resistente a arranhões e altas temperaturas, o que torna o corian num produto higiénico e bastante resistente. Além disso, ele existe em várias cores, tornando-o num material que para além da baixa manutenção, oferece ainda diversidade estética.

Dekton

O dekton é um material duro, mas fácil de trabalhar, formado pela compressão de vários materiais diferentes a alta temperatura e pressão. Ele possui baixa porosidade e apresenta várias opções de acabamentos. Ao contrário de outros materiais sintéticos, o dekton não possui resina na composição, por isso é mais resistente à temperatura do que outros materiais sintéticos.

Outros materiais

Outros materiais como a madeira, aço inoxidável ou porcelanato também poderão ser uma opção. Enquanto os porcelanatos e o aço não são tão resistentes a impactos, as bancadas de madeira maciça são duráveis, robustas, acessíveis e naturais.

Conhecer as melhores opções para bancada de cozinha é um dos passos para tornar a decisão mais fácil, mas se ainda assim estiver com dúvidas não deixe de falar com um profissional.

bancadas de cozinha - obras - decoração - arquitectura - habitação - residência - casa - cozinha - materiais de construção

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

3 formas de economizar no uso do forno elétrico

Imagens: 0) Macominho; 1) DR; 2) Espaço MUDE.

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Acessórios e mobiliário para uma casa elegante

A harmonia da cozinha popular no Arroz com feijão

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.