Sugestões para a adequada e correta disposição do espaço de uma segunda habitação

Dicas para planear uma casa de verão de pequena dimensão

Dicas para planear uma casa de verão de pequena dimensão

Pub

 

 

As casas de verão de pequena dimensão têm vindo a tornar-se numa escolha incrivelmente popular, o que faz com que as questões relacionadas com o seu planeamento e instalação sejam mais relevantes do que nunca.

Ao optar por casas pré-fabricadas de madeira ajuda a preservar o ambiente e consegue também poupar muito dinheiro – este tipo de casas são mais baratas e fáceis de manter e altamente económicas a construir.

Desta forma, em vez de considerar uma casa grande, é importante considerar a adequada e correta disposição de um espaço mais pequeno.

Para fazer com que seja mais fácil planear o seu espaço numa casa de verão, deixamos a partilha de algumas dicas para facilitar essa tarefa e arquitetar e idealizar a casa de verão dos seus sonhos.

Crie espaços sem paredes

Embora muitas vezes se imagine uma simples caixa quadrada quando se pensa numa casa de verão, não se limite a essa ideia.

Pequenas casas de verão pré-fabricadas em madeira, tal como outro tipo de casas, podem ser desenvolvidas e equipadas de acordo com as suas preferências e necessidades, por isso não deve evitar soluções de layouts originais, especialmente em casas com uma área pequena.

As casas pré-fabricadas personalizadas podem ser bastantes modernas, com janelas panorâmicas, um terraço com várias formas ou várias portas e janelas decoradas com elementos tradicionais, clássicos ou modernos.

Uma das ideias que os construtores recomendam com frequência para casas de verão é um espaço aberto. Ao escolher este tipo de layout vai aproveitar ao máximo o espaço disponível, dando à sua casa uma sensação de maior amplitude e espaço.

Para conseguir espaço mantendo a sensação de aconchego e privacidade, pode separar algumas áreas, como um quarto de dormir ou um espaço de trabalho, recorrendo a telas, paredes claras ou até plantas de interior grandes.

Evite corredores

Depois de considerar cuidadosamente o objetivo de casa espaço isolado, tente dispô-los, no projeto da sua casa de verão, para que haja o mínimo de corredores possíveis. A sua existência reduz o espaço total disponível e a sensação de espaço e também impedem que a luz solar entre a partir de todas as janelas.

Quando a luz solar incide diretamente sobre todo a área temos uma maior sensação de espaço.

Em segundo lugar, mas não menos importante, os corredores fazer com que as casas de verão se transformem em quadrados, o que limita a sensação de espaço e as soluções arquitetónicas que poderiam aumentar e animar o espaço em si.

Use cores claras

Independentemente do tipo de paredes, piso e tetos que escolher para a decoração da sua casa, deve prestar atenção a um dos aspetos mais importantes – a cor futura dos espaços na sua casa de verão.

Isto vai determinar o estilo da sua casa de verão, mas também tem um impacto significativo na sensação de espaço e iluminação de toda a casa. Baseado em conhecimento empírico, não é difícil perceber que a escolha de uma cor clara vai permitir que mais luz do que um escuro.

Graças às cores claras, muitas vezes escolhidas para a decoração dos espaços, também terá a sensação de mais espaço do que existe a realidade. Um interior claro é uma solução evidente para casas pré fabricadas de verão com falta de janelas ou quando a luz natural é bloqueada pela presença de árvores.

É importante mencionar que os móveis a usar também merecem uma atenção especial, mais precisamente a relação entre as suas cores e as cores das paredes. Muitas vezes as casas pré fabricadas de verão são instaladas para que a luz natural possa entrar em todo o seu interior – a cor tanto das paredes como dos móveis principais devem ser claros.

O estilo destas casas pode ser animado com o uso de soluções de interior modernas, como uma arquitetura do quarto única ou pormenores exclusivos.

Decida o objetivo de cada espaço

Para lá do número de quartos independentes que as casas pré-fabricadas de madeira apresentem, é importante definir cuidadosamente o objetivo de cada espaço.

Por exemplo, se está a pensar em ter um quarto separado para trabalho quando as condições se alterarem, crie um espaço onde possa trabalhar, mas também acomodar convidados ou até ser o seu quarto de jogos. Assim não será apenas um quarto multifuncional que poderá ser usado com frequência, como vai também libertar a área de estar de móveis adicionais, como uma secretária, máquina de exercícios ou um sofá-cama.

Pense na iluminação

Ainda que o tema da iluminação seja muitas vezes esquecido ou relegado para segundo plano, este pode ser um elemento  importante numa casa, fazendo com que as casas de verão pré-fabricadas pareçam muito mais espaçosas.

Assim, a possibilidade de colocar janelas maiores e a análise dos locais onde instalar luz artificial deve ser considerada no projeto da sua casa de verão. No caso de casas das habitações de verão pré-fabricadas em madeira já existentes, a luz interior pode ser melhorada através do uso de vários tipos de luz.

casas de madeira - decoração - segunda habitação - organização do espaço

Dois tipos de iluminação adicional utilizados muitas vezes são a iluminação de tarefa e a iluminação pontual. A iluminação de tarefa é normalmente mais forte do que a geral e inclui candeeiros de chão, candeeiros de mesa, iluminação de espelhos de casa de banho e a iluminação pontual inclui candeeiros de parede e teto.

Como foi frisado antes, a combinação de todos os tipos de iluminação vai criar um efeito de maior amplitude do espaço. Diferentes tipos de iluminação podem também ser elementos de decoração do interior.

Uma sugestão adicional

Tem pesquisado por “preços de casas pré-fabricadas”? Não encontra respostas à sua medida? Visite o site da Maestro Casas e, para lá do preço, fique a conhecer com maior detalhe as vantagens destes tipos de habitação, bem como as largas dezenas de modelos colocados à sua disposição.

ArgaTintas participa na primeira Comunidade Industrial de Energia

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

governo - secam - ambiente - praia segura - prr

Acessórios e mobiliário para uma casa elegante

Videojogos: Portugal de olho no maior setor de entretenimento

Imagens: MC

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Asprela conta com 220 novos quartos para estudantes

Setor da Construção deverá crescer 3% em 2021

Pub

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.