De janeiro a abril, está aberta a época da lampreia, iguaria gastronómica muito apreciada e bem preparada em especial nas regiões do Minho e do Douro Litoral. Em Esposende, onde se situa a foz do rio Cávado, é de bom tom manter a tradição – quando possível, porque o tão apreciado ciclóstomo, além de raro, em especial este ano de 2022 por causa das chuvas, vai-se também tornando cada vez mais inacessível ao bolso de muitos portugueses -, e provar uma das formas em que o tão afamado bicho é preparado. Antecipando a promoção gastronómica do próximo mês, o programa de gastronomia Lampreia & Companhia acontece de 19 de fevereiro a 6 de março. Delicie-se.
O estuário do Cávado, em Esposende, é um local privilegiado para a pesca de diversas espécies migradoras, como é o caso da lampreia do mar (Petromyzon marinus).
Aqui, a lampreia chega à mesa dos apreciadores da gastronomia portuguesa através de diferentes confeções e acompanhamentos: Arroz de lampreia, Lampreia à bordalesa e Lampreia assada no forno. Outras variedades, como é o caso da Lampreia de escabeche, poderão ser encontradas a pedido ou apenas de forma excecional.
Cerca de duas dezenas de restaurantes aderentes ao programa Lampreia & Companhia
Nesta região turística por excelência, ao longo dos anos, a Lampreia tem sido um prato de eleição, pelo que, em forma de antecipação para o habitual programa gastronómico ‘Março com Sabores do Mar’, o Município de Esposende decidiu lançar por estes dias uma campanha de promoção da Lampreia na restauração do concelho.
Restaurantes aderentes ao programa Lampreia & Companhia: Água Pé, AM Kreisel, Camelo (Apúlia), Cantinho dos Lírios, Dom Sebastião, Dona Quina, Foz do Cávado, Mananita, Moinho de Sal, O Buraco, O Forno, Pedrinhas, Rita Fangueira, Salé Food & Drink, Salitra, Srª. Peliteiro, Tio Pepe, Tiro no Prato, Três Arcos, Varandas do Cávado, Zé dos Leitões.
Imagens: 0, 2) MEPS, 1) Restaurante Rita Fangueira
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Vila Verde cria espaço para valorizar ‘saberes populares’ da gastronomia
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Visite também os nossos anunciantes.
Gratos pela sua colaboração.
Dias à Mesa levam Cozido à Portuguesa a Vila Nova de Famalicão