Deliciar-se em duas dezenas de restaurantes à sua escolha com a afamada iguaria gastronómica do Norte de Portugal

Lampreia & Ca. antecipa Março com Sabores do Mar em Esposende

Lampreia & Ca. antecipa Março com Sabores do Mar em Esposende

Pub

 

 

De janeiro a abril, está aberta a época da lampreia, iguaria gastronómica muito apreciada e bem preparada em especial nas regiões do Minho e do Douro Litoral. Em Esposende, onde se situa a foz do rio Cávado, é de bom tom manter a tradição – quando possível, porque o tão apreciado ciclóstomo, além de raro, em especial este ano de 2022 por causa das chuvas, vai-se também tornando cada vez mais inacessível ao bolso de muitos portugueses -, e provar uma das formas em que o tão afamado bicho é preparado. Antecipando a promoção gastronómica do próximo mês, o programa de gastronomia Lampreia & Companhia acontece de 19 de fevereiro a 6 de março. Delicie-se.

O estuário do Cávado, em Esposende, é um local privilegiado para a pesca de diversas espécies migradoras, como é o caso da lampreia do mar (Petromyzon marinus).

lampreia, gastronomia, restaurante, restauração, lampreia, lampreia & companhia, ciclóstomorio cávado, lampreia do mar, restaurante, rita fangueira

Aqui, a lampreia chega à mesa dos apreciadores da gastronomia portuguesa através de diferentes confeções e acompanhamentos: Arroz de lampreia, Lampreia à bordalesa e Lampreia assada no forno. Outras variedades, como é o caso da Lampreia de escabeche, poderão ser encontradas a pedido ou apenas de forma excecional.

Cerca de duas dezenas de restaurantes aderentes ao programa Lampreia & Companhia

Nesta região turística por excelência, ao longo dos anos, a Lampreia tem sido um prato de eleição, pelo que, em forma de antecipação para o habitual programa gastronómico ‘Março com Sabores do Mar’, o Município de Esposende decidiu lançar por estes dias uma campanha de promoção da Lampreia na restauração do concelho. 

Restaurantes aderentes ao programa Lampreia & Companhia: Água Pé, AM Kreisel, Camelo (Apúlia), Cantinho dos Lírios, Dom Sebastião, Dona Quina, Foz do Cávado, Mananita, Moinho de Sal, O Buraco, O Forno, Pedrinhas, Rita Fangueira, Salé Food & Drink, Salitra, Srª. Peliteiro, Tio Pepe, Tiro no Prato, Três Arcos, Varandas do Cávado, Zé dos Leitões.

 

lampreia, gastronomia, restaurante, restauração, lampreia, lampreia & companhia, ciclóstomorio cávado, lampreia do mar

Imagens: 0, 2) MEPS, 1) Restaurante Rita Fangueira

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Lampreia reinicia fins de semana gastronómicos em Barcelos

Vila Verde cria espaço para valorizar ‘saberes populares’ da gastronomia

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

Dias à Mesa levam Cozido à Portuguesa a Vila Nova de Famalicão

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.