De acordo com o Relatório Anual Resíduos Urbanos (RARU) 2020, recentemente publicado pela Agência Portuguesa do Ambiente, a LIPOR e respetivos municípios destacam-se como exemplo nacional ao nível da gestão de resíduos.
Dos 23 Sistemas de Gestão de Resíduos em Portugal, apenas a LIPOR e a RESITEJO cumpriram todas as metas previstas para 2020: preparação para reutilização e reciclagem, retomas com origem em recolha seletiva e deposição de resíduos urbanos biodegradáveis (RUB) em aterro.
Quanto a esta última meta, importa referir que a LIPOR se destaca tanto a nível nacional, quanto europeu, já que envia apenas 1,47% dos seus resíduos para aterro. Este valor da LIPOR cumpre confortavelmente a limitação de 10% imposta pela União Europeia, contrariamente à percentagem bem mais elevada de 58% de deposição em aterro registada no nosso País.
Póvoa de Varzim atribui prioridade à gestão integrada de resíduos
Segundo o Município da Póvoa de Varzim, este resultado é fruto do trabalho de excelência e qualidade desenvolvido, com elevado sentido de compromisso, por todos os Municípios associados à LIPOR – nos quais se inclui a própria Póvoa de Varzim. A municipalidade refere também que desde há muitos anos que a autarquia e o seu Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, encaram a sustentabilidade ambiental e a gestão integrada de resíduos como uma prioridade. Prova disso mesmo são as medidas que têm vindo a ser adotadas, o esforço em promover fóruns de discussão – como foi o caso do seminário luso-espanhol sobre sustentabilidade esta semana organizado na cidade – e ainda o acompanhamento e participação ativa em debates europeus e internacionais, nomeadamente na Comissão do Ambiente do Comité das Regiões da União Europeia e na COP-26.
Leões expõem ‘As Procissões da Igreja da Lapa’ da Póvoa de Varzim
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
‘Mais do que salvar o planeta, é [preciso] salvar-nos a nós próprios como espécie’
Imagens: 0) Burkhard Kaufhold, 1) M PVZ
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.