Embalagem produzida em colaboração com a Fibrenamics da Universidade do Minho é constituída por algas e amido

Água Monchique usa primeira garrafa 100% biodegradável

Água Monchique usa primeira garrafa 100% biodegradável

Pub

 

 

The good bottle / A Boa Garrafa é a primeira garrafa portuguesa 100% compostável, logo sem quaisquer plásticos na sua composição. A original e sustentável garrafa resulta de uma parceria entre a Sociedade da Água de Monchique, a Fundação Mirpuri e a Fibrenamics da Universidade do Minho.

Na sua composição, The Good Bottle / A Boa Garrafa conta com algumas algas que durante a sua degradação servem como alimento para espécies marinhas. A embalagem apresenta uma taxa de biodegradabilidade de 74% ao final de 45 dias e 90 a 100 % até 12 meses, dependendo das condições de compostagem.

Primeira Boa Garrafa de água é de Monchique

A embalagem foi apresentada pela primeira vez no mercado nacional sob a forma de uma garrafa de Água de Monchique. A Água de Monchique tem sido reconhecida pelo investimento na área de Inovação & Desenvolvimento, na procura de soluções de embalagens mais sustentáveis para diminuir o impacte ambiental da sua atividade.

As três entidades responsáveis pela ‘The Good Bottle’ acreditam que o material apresentado é o início do caminho para uma transformação na indústria portuguesa e mundial, uma vez que todos os anos são produzidas mais de 400 milhões de toneladas de plástico no mundo, oito das quais chegam ao oceano todos os anos, assim contribuindo para a ação humana na destruição de habitats, a extinção de espécies e a deterioração da saúde.

Surgido no âmbito de um protocolo estabelecido entre a Mirpuri Foundation e a Universidade do Minho em 2018, para a construção de um programa de investigação e desenvolvimento, e que veio criar uma alternativa que altera o rumo da produção em massa de embalagens de plástico, poderá vir a substituir, por exemplo, as garrafas de água e outras embalagens de idêntico teor. Trata-se de uma opção competitiva, leve, biodegradável e sem efeitos nocivos para a saúde e ambiente.

Algas e amido na constituição da Boa Garrafa

O projeto liderado pelo professor Raul Fangueiro, coordenador da Fibrenamics, começa com o desafio lançado pela Fundação Mirpuri para se encontrarem substitutos para os plásticos de uso único. A equipa de cinco investigadores decidiu, então, apostar numa fórmula insólita para uma garrafa. “É toda produzida a partir de um polímero de base natural, que é o amido, depois aditivado com algas do mar”, revelou Raul Fangueiro a Delfim Machado, do Jornal de Notícias.

O amido está presente em vegetais como o milho ou a batata e é o segredo para a degradação rápida. Ao fim de 45 dias, a biodegradabilidade da garrafa é de 74% e ao fim de um ano é de 100%. Por ser compostável, não precisa de ir para o ecoponto. Mesmo que, no limite, acabe no oceano, esse facto não constituirá problema. “Quando ela se degrada no oceano, as próprias algas podem servir depois de alimento à fauna marinha sem qualquer problema. Ajuda o ambiente marinho em vez de o prejudicar”.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

governo - secam - ambiente - praia segura - prr

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

Categorias: Ambiente, Sustentabilidade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.