Leões expõem ‘As Procissões da Igreja da Lapa’ da Póvoa de Varzim

Leões expõem ‘As Procissões da Igreja da Lapa’ da Póvoa de Varzim

Pub

 

 

A exposição resulta de uma iniciativa da Comissão organizadora do programa comemorativo, presidida pelo Padre Nuno Rocha, pároco da freguesia, apoiada pelo Município da Póvoa de Varzim. O trabalho de pesquisa desenvolvido por Deolinda Carneiro, Diretora do Museu Municipal Rocha Peixoto da Póvoa de Varzim, serviu de base para a organização e seleção de fotografias e textos expostos.

Nesta mostra vai-se recordar a história e iconografia das festividades organizadas pela Confraria de Nossa Senhora da Lapa, Amparo dos Homens do Mar, e pela sua sucessora, a Irmandade de Nossa Senhora da Assunção. Destes, naturalmente, destaca-se a procissão em 15 de agosto, organizada pelos pescadores da Póvoa de Varzim, que festejam “com estrondo” a “Senhora”, sua padroeira.

Além do natural destaque dado aos documentos e imagens antigas que ilustram a evolução dos cortejos processionais, integram-se reproduções de fotografias gentilmente cedidas pelos paroquianos da Lapa, que assim colaboram no estudo e preservação dum património cultural imaterial singular.

O horário de funcionamento do espaço e de visita à exposição será devidamente afixado na Igreja da Lapa e na sede dos “Leões da Lapa”.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

governo - secam - ambiente - praia segura - prr

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Pub

Categorias: Mais recentes

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.