Produtores de leite e indústrias lácteas confrontadas com elevados aumentos de custos e concorrência desleal pedem ajuda ao Governo

FENALAC lamenta crise no setor leiteiro prenunciadora da falência de operadores

FENALAC lamenta crise no setor leiteiro prenunciadora da falência de operadores

Pub

 

 

“O setor leiteiro está a atravessar uma enome crise na actualidade, não só relacionada com os constrangimentos de instabilidade devido à pandemia do covid-19, mas também com o aumento dos custos de produção, nomeadamente custos ambientais e salariais, em virtude do recente aumento do ordenado mínimo nacional”, lamenta a FENALAC – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite.

Os representantes do sector consideram, por isso, urgente a ação do Governo no sentido de agilizar as exportações nacionais, atuando muito especialmente na promoção da redução de custos de transporte e dos fretes. A FENALAC refere ainda que “o Governo, através dos Organismos competentes, deve fiscalizar a atuação dos operadores da Distribuição em relação ao cumprimento das regras existentes em matéria de “vendas com prejuízo” e das restantes práticas desleais da concorrência”.

Além disto, num momento crucial de debate da Futura PAC, que coincide com a Presidência Portuguesa da União Europeia, “importa defender a posição dos Produtores de Leite em matéria de ajudas diretas ao rendimento”.

Nas circunstâncias actuais, as perspetivas não são positivas. “Estão previstos cortes muito relevantes, devido a opções políticas que não levam em linha de conta a necessidade de garantir a sustentabilidade económica da produção de leite nas regiões tradicionalmente produtoras”.

Perante esta situação complexa, e considerando que a sobrevivência da indústria láctea nacional depende da existência de produção de leite em Portugal, a FENALAC entende que “apenas com um forte compromisso de todos os agentes da fileira e uma atuação determinada da Administração será possível garantir a viabilidade dos operadores, com essencial destaque para os Produtores de leite”.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

VILA NOVA Online: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedro costa@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Economia, Indústria, Pecuária

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.