Percurso de 22 quilómetros em toda a extensão do rio através do Concelho possui ligação à Ecovia do Ave

Ecovia do Selho ligará 15 freguesias de Guimarães

Ecovia do Selho ligará 15 freguesias de Guimarães

Pub

 

 

Percurso de 22 quilómetros em toda a extensão do rio Selho que atravessa o concelho de Guimarães e faz ainda a ligação à Ecovia do Ave, através de percurso pedonal e ciclável.

A proposta de traçado da Ecovia do Selho foi apresentada esta segunda-feira, 29 de março, aos presidentes das Juntas de Freguesia, num projeto elaborado pelo Laboratório da Paisagem e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em coordenação com a Câmara Municipal de Guimarães. Este traçado passará atarvessará o Concelho, com a criação de pontos de interesse ao longo do percurso, fazendo ainda a ligação à Ecovia do Ave, com uma extensão aproximada de 34 quilómetros.

Criação de Parque Linear da Biodiversidade

Neste âmbito, será criado o Parque Linear da Biodiversidade vimaranese que se espera vir a ser uma referência em todo o país. “Será um grande Parque que coneta duas linhas de água – rio Selho e rio Ave – que poderá tornar-se num caso de estudo para outros municípios”, referiu, a propósito, Frederico Meireles, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, destacando os critérios técnicos e científicos para complementar esta ecovia ao longo do rio Selho.

Segundo Domingos Bragança, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, a ligação da Ecovia do Selho à Ecovia do Ave “vai permitir que possamos ter o Parque Linear da Biodiversidade que será de referência para o país”. Domingos Bragança destaca o “percurso integrado da ecovia do rio Selho, desde a nascente em Gonça até desaguar em Serzedelo, no rio Ave, do qual é afluente”. Trata-se de “um passo importante para a população voltar a viver o rio, sabendo que há percursos de maior conflito, mas que constituirão uma oportunidade para intervirmos, reabilitando e beneficiando, na preservação do nosso património natural, edificado e também cultural”, o que implicará, desde logo, o envolvimento das autarquias e autarcas locais. O Presidente da Câmara vimaranense ressalva ainda que este é um “projeto inclusivo” e apela ao envolvimento da comunidade, das Brigadas Verdes e da comunidade escolar na resposta a um desafio “obrigatório” que é “proteger o nosso habitat e fazer com que o futuro seja ambientalmente sustentável”.

Parque de Lazer da Batoca será elo de ligação com Cidade Desportiva

O projeto da Ecovia do Selho permitirá a ligação entre várias freguesias, desde Serzedelo, Gondar, Selho S. Cristóvão, Selho S. Jorge, Candoso S. Martinho, Silvares, UF de Candoso S. Tiago e Mascotelos, Creixomil, Fermentões, Pencelo, Azurém, UF de Selho S. Lourenço e Gominhães, Aldão, São Torcato e Gonça.

No complemento desta ligação, foi dada a conhecer ainda a execução da obra do Parque de Lazer da Batoca, em Candoso S. Martinho, que será o elo da ligação do novo tramo de Ecovia desde a Cidade Desportiva até Selho S. Jorge e Selho São Cristóvão.

Ecovia da Cidade prolongada até ao Parque do Ardão, em Silvares

Entretanto, a autarquia vimaranense divulgou também há poucos dias que irá efetuar o prolongamento da Ecovia da Cidade até ao Parque de Ardão, em Silvares.  A extensão desta ecovia “vai permitir à cidade abraçar o rio Ave através da mobilidade suave”, referiu Domingos Bragança. A permitir concretizar a iniciativa está a recente intervenção da rede viária no eixo central de Silvares, com o desnivelamento da rotunda de Silvares, a abertura da nova variante e ainda a ligação da rotunda do Reboto à rotunda de Mouril.

Natureza | População de águia-real em ligeiro crescimento em Portugal

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagem: M GMR

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Pub

Categorias: Ambiente, Guimarães

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.