Famalicão consolida posição como principal exportador da região Norte

Famalicão consolida posição como principal exportador da região Norte

Pub

 

 

Vila Nova de Famalicão consolidou em 2019 a posição de município mais exportador da região Norte, ultrapassando mais uma vez a barreira dos dois mil milhões de euros em volume de exportações e reforçando o terceiro lugar como município mais exportador do país, logo a seguir à capital Lisboa e a Palmela, onse se situa a AutoEuropa, o maior exportador nacional.

A edição 2020 do Anuário Estatístico da Região Norte, editado no final do ano, pelo Instituto Nacional de Estatística, confirma a posição de Vila Nova de Famalicão ao nível do comércio externo do país, mostrando ainda um saldo da balança comercial muito positivo, com as exportações a valerem praticamente o dobro das importações.

Concelho com apetência pelo saber-fazer industrial

A saúde da balança comercial do concelho é, de resto, um dos fatores que merecem maior destaque, com Famalicão a chamar a si um lugar no pódio dos municípios portugueses mais bem posicionados, com a proeza de um saldo positivo de quase 915 milhões de euros, resultado de uma diferença entre as exportações (2.029.890,175) e as importações (1.115.344,46). O concelho é, desta forma, um dos que dá  mais contributo líquido para a economia nacional.

“Somos um município que faz, que produz e que contribui para a economia nacional”, confirma Paulo Cunha, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, a este propósito.

Paulo Cunha não fica surpreendido com os números do anuário estatístico e afirma que “é conhecido o ADN empresarial de Vila Nova de Famalicão, formado ao longo de várias gerações de grandes empresários, que foram sucessivamente legando às gerações subsequentes um território fortemente marcado pelo saber-fazer e pela apetência para o investimento industrial”.

Força exportadora do concelho vem de longe

Apesar de os números se referirem ao ano de 2019, ainda antes da pandemia provocada pela Covid-19, os dados mais recentes, revelados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Norte (CCDR-N) relativos ao terceiro trimestre de 2020 (julho, agosto e setembro) continuam a colocar Famalicão como primeiro nas exportações, relativamente à região Norte.

Refira-se que a força exportadora do município famalicense é conhecida e reconhecida há várias décadas, sendo o município sede de algumas das maiores empresas nacionais. Aquela que é a principal economia do Norte de Portugal tem nas suas fileiras perto de 15.000 empresas, que representam um volume de negócios na ordem dos cinco mil milhões de euros. Destas, perto de duas mil sociedades enquadram-se na indústria transformadora, dando um contributo líquido muito relevante para as contas nacionais e para a empregabilidade no país.

Mais pobres precisarão de mais de 10 anos para recuperar da crise financeira da Covid-19

Imagens: Município de Famalicão

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.