Marta Temido lança apelo aos portugueses

Saúde | Viver o Natal da pandemia de forma refletida e cuidadosa

Saúde | Viver o Natal da pandemia de forma refletida e cuidadosa

Pub

 

 

O Natal da pandemia de covid-19 deverá ser vivido de uma maneira totalmente diferente do habitual – refletida e cuidadosa -, apelou Marta Temido, a ministra da Saúde, aos portugueses, à margem da inauguração do novo Serviço de Urgência Geral do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), na Amadora, lembrando que este é também um pedido dos profissionais de saúde.

Seria compreensível que, em tempo de festa como é o do Natal, “que nos leva a querer estar com os mais próximos”, as famílias quisessem, como é habitual, estar de novo reunidas. No entanto, na opinião da ministra, não é de todo aconselhável este ano, uma vez que o país continua a debater-se com uma “grave crise de saúde pública”, pelo que esta quadra natalícia deve ser vivida de forma “mais refletida e cuidadosa”.

Respeito por todos e cada um

Depois de salientar que, apesar de a anunciada vacina prestes a chegar constituir uma “luz ao fim do túnel”, continua, contudo, a ser preciso que os portugueses “não relaxem os cuidados sanitários”. Marta Temido lembrou a este propósito que o SNS continua envolto numa “grande pressão”, o que justifica, como adiantou, que ninguém deixe de ter o “máximo cuidado com a sua vida diária”, uma atitude que representa não só “a defesa dos próximos natais”, mas mostra também uma clara manifestação de “respeito quer pelas nossas famílias, quer pelos profissionais de saúde”.

Resiliência dos sistemas de saúde

Quanto à inauguração do novo serviço dedicado a doentes respiratórios, “alguns deles covid-19”, do HFF, a ministra Marta Temido enalteceu o trabalho conjunto do Poder Central e das Câmaras Municipais da Amadora e de Sintra, autarquias que se juntaram ao Estado para financiar uma obra orçada em mais de um milhão de euros, união que “deve tornar os sistemas de saúde mais resilientes” para que se “adaptem melhor” às necessidades das populações.

Natureza | Coração Azul apresenta 2ª edição de ‘Vizela Vale Encantado’

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Imagem: AS

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

*

Obs: envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

Categorias: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.