Viajar com o LeV numa ‘volta ao mundo em 80 viagens’

Viajar com o LeV numa ‘volta ao mundo em 80 viagens’

Pub

 

 

Mais importante que o destino é a viagem‘ serve de mote à edição 2020 do festival literário de Matosinhos. O LeV — Literatura em Viagem está de regresso, desta feita em versão online, mas mantendo intacta a sua natureza. De 13 a 17 de maio, por força da necessidade de isolamento social, o festival literário de Matosinhos vai adotar o modelo já experimentado no Plano Municipal de Leitura da autarquia com sessões online nas páginas de Facebook da Biblioteca Municipal Florbela Espanca e da Câmara Municipal de Matosinhos.

Na sua 14.ª edição, o LeV — Literatura em Viagem vai fazer uma “Volta ao mundo em 80 viagens”, reunindo um conjunto de autores de três continentes. Neste tempo de confinamento, o desafio passa por colocar “os autores a falar dos livros que os fazem ou fizeram viajar, bem como [d]as viagens que mais os marcaram nas suas carreiras”, destaca a organização.

Isabel Allende é a cabeça de cartaz do evento. Nascida em 1942 no Peru, viveu no Chile entre 1945 e 1975, com largos períodos de residência noutros locais, na Venezuela até 1988 e, desde então, na Califórnia. Em 1982, o seu primeiro romance, “A Casa dos Espíritos“, converteu-se num dos títulos míticos da literatura latino-americana. Seguiram-se muitos outros, todos êxitos internacionais. A sua obra está traduzida em trinta e cinco línguas. Foi galardoada com o Prémio Nacional de Literatura do Chile. Foi homenageada pelo Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, com a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais importante distinção civil daquele país. A sua obra está publicada em Portugal, pela Porto Editora.

isabel allende - lev - festival literário - literatura - matosinhos

À escritora chilena, juntam-se ainda nomes como Alexandre Quintanilha, Ana Luísa Amaral, David Machado, Gonçalo M. Tavares, Joana Amaral Dias, Matilde Campilho, Pedro Abrunhosa, Gonçalo M Tavares e José Luís Peixoto (Portugal);

José Luís Peixoto nasceu em 1974 em Galveias, concelho de Ponte de Sor. É um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea. A sua obra abrange vários géneros, da narrativa ao teatro, do romance à poesia, e foi distinguida com diversos prémios literários tais como o Prémio José Saramago, o Prémio Libro d’Europa e o Prémio Oceanos. Os seus livros estão traduzidos e publicados em 30 idiomas, entre os quais “Nenhum Olhar” e “Livro“.

josé luís peixoto - lev - festival literário - literatura - matosinhos

Nos próximos dias serão anunciados mais autores estrangeiros, fazendo desta edição do LeV uma das mais internacionais de sempre. No entanto, estão já confirmados  Abad Faciolince (Colômbia), José Eduardo Agualusa e Ondjaki (Angola) e Rosa Montero (Espanha) na edição 2020 do LeV.

Rosa Montero nasceu em Madrid em 1951. Como jornalista, colabora em exclusivo com o jornal El País, tendo obtido, em 1980, o Prémio Nacional de Jornalismo e, em 2005, o Prémio da Associação da Imprensa de Madrid. Com “A Louca da Casa” recebeu o Prémio Grinzane Cavour de literatura estrangeira e o Prémio Qué Leer para o melhor livro espanhol, distinção que também foi atribuída, em 2006, a “História do Rei Transparente”. “A Ridícula Ideia de Não Voltar a Ver-te” viria a ganhar o Prémio da Crítica de Madrid 2014. Recebeu, já em 2017, e pelo conjunto da sua obra, o Prémio Nacional das Letras Espanholas. O seu título mais recente, também editado pela Porto Editora no início de 2020, é “Os Tempos do Ódio“.

Entre os dias 13 de maio, quarta-feira, e 15 de maio, sexta-feira, a programação contará com quatro sessões diárias (às 17, 18, 19 e 22h00). Nos dias 16 e 17 de maio, sábado e domingo respetivamente, terão lugar cinco sessões (17, 18, 19, 21 e 22h00).

Tal como acontece com o PML Matosinhos há ainda a registar o facto desta iniciativa contar com o apoio de diversas páginas de divulgação do livro e da leitura, bem como de livrarias, que transmitirão as sessões, e que serão divulgadas em breve.

literatura em viagem - livros - lev - festival literário - literatura - matosinhos


Imagens: MMTS


VILA NOVA, diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

MBWay: 919983484

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

Paypal: [email protected]

Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

Muito obrigado por toda a sua colaboração.

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.