Famalicão Comunitário leva ‘Há Cultura’ às freguesias do concelho

Famalicão Comunitário leva ‘Há Cultura’ às freguesias do concelho

Pub

 

 

Qualificar as pessoas a partir da cultura, facilitando o seu acesso à fruição de eventos culturais qualificadores e valorizadores das suas competências que serão decisivas para a sua capacitação e formação pessoal e profissional”, assinalou, hoje, 27 de junho, Paulo Cunha na apresentação do projeto ‘Há Cultura‘. É com os olhos postos no desenvolvimento individual e comunitário que a Câmara Municipal de Famalicão acaba de pôr no terreno o “Há Cultura”, um projeto de programação e criação cultural descentralizada criado para que haja em todo o concelho um maior e melhor acesso à cultura.

O projeto vai gerar uma agenda cultural periódica descentralizada que levará eventos culturais diferenciadores e participativos às diferentes freguesias de Famalicão e fomentará a qualificação e criação local.

“Vamos fazê-lo com a colaboração de todas as entidades concelhias, porque este projeto reclama e exige para si o envolvimento muito ativo dos agentes culturais do território”, acrescentou o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, na conferência de imprensa de apresentação pública do projeto.

O autarca fala numa “proposta diferenciadora e qualificadora para o território” que, acredita, “vai melhorar a prestação cultural de todo o concelho”. E explica: “Não só porque vamos tirar as pessoas de casa para desfrutarem de eventos culturais, mas porque vamos dar condições aos agentes do território para que cresçam, ganhem dimensão e se qualifiquem”, explicou.

Inserido no programa Famalicão Comunitário, como um processo que é entendido na perspetiva de contribuição da cultura para a alavancagem do desenvolvimento integrado do território, o “Há Cultura” será desenvolvido por uma equipa municipal e pelos agentes e coletividades culturais presentes no seio das 10 Comissões Sociais InterFreguesias do concelho. São elas: CSIF de Castelões, Oliveira São Mateus, Oliveira Santa Maria, Riba de Ave e Pedome; CSIF de Fradelos, Ribeirão e Vilarinho das Cambas; CSIF de Abade Vermoim, Antas, Calendário, Famalicão, Brufe e Gavião; CSIF de Portela, Telhado, Vale São Cosme, Vale São Martinho, Requião e Cruz; CSIF de Bairro, Carreira, Bente, Delães, Ruivães e Novais; CSIF de Joane, Vermoim, Pousada de Saramagos e Mogege; CSIF de Gondifelos, Cavalões, Outiz e Louro; CSIF de Lousado, Esmeriz e Cabeçudos; CSIF de Landim, Avidos, Lagoa e Seide, e, por fim, CSIF de Nine, Arnoso Santa Eulália e Santa Maria, Sezures, Lemenhe, Mouquim e Jesufrei.

Com ‘Há Cultura’ pretende-se promover o acesso à fruição cultural e criar novas dinâmicas culturais locais, formando novos públicos, mediante a itinerância local e concelhia, e capacitar agentes locais, nomeadamente através da criação e coprodução de projetos-âncora de referência em cada Comissão Social Interfreguesia.

A programação do “Há Cultura” pode ser acompanhada na página oficial de facebook do Famalicão Comunitário.

paulo cunha - há cultura - cultura - famalicão - famalicão comunitário - descentralização cultural - augusto lima - leonel rocha

A_Tear Histórias

Luta Operária” é o nome do mais recente projeto a avançar no Famalicão Comunitário. A ideia é envolver a comunidade da CSIF de Castelões, Oliveira S. Maria, Oliveira S. Mateus, Pedome e Riba d’Ave, explorando a vertente do Teatro Físico e construindo um projeto artístico com a marca e identidade do território.

Imagens: (0, 1) Município de Famalicão, (2) Famalicão Comunitário

***

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Cultura, Política, Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.