Programação | CoderDojo Esposende será recebido no Parlamento Europeu

Programação | CoderDojo Esposende será recebido no Parlamento Europeu

Pub

 

 

No próximo mês de outubro, um grupo de alunos do CoderDojo de Esposende, núcleo de formação em programação informática de Esposende parte integrante da Associação Cidadãos de Esposende, estará em Bruxelas para falar do seu projeto aos deputados europeus. Trata-se de uma sessão no Parlamento Europeu para os Dojos de todo o mundo, sendo que a representar Portugal estará apenas o CoderDojo de Esposende.

 

 

O encontro estará integrado na EU Code Week (Semana do Código da União Europeia), um conjunto de iniciativas destinadas a promover o conhecimento das técnicas de código e da programação informática em toda a União Europeia. No ano passado, cerca de 150.000 pessoas participaram em 4.200 eventos associados, em 36 países na Europa e fora dela. A EU Code Week vai para a sua terceira edição.

Numa sessão com eurodeputados e também alguns convidados especiais, os jovens irão falar na primeira pessoa e expor diretamente os trabalhos que têm vindo a desenvolver neste projeto local. Alguns eurodeputados serão inclusivamente convidados a aprender a criar as suas primeiras linhas de código, sob orientação dos jovens.

No passado mês de junho, o CoderDojo Esposende assinalou o seu primeiro aniversário.

 

Projeto “Visite Esposende desde o olhar de uma criança”

Adicionalmente, o CoderDojo Esposende encontra-se a promover outros projetos. Os alunos  irão apresentar muito em breve o projeto “Visite Esposende desde o olhar de uma criança”. Esta iniciativa consiste numa página web cujo conteúdo será inteiramente escolhido por crianças e jovens entre os 7 e os 17 anos, que são as idades dos alunos que frequentam os cursos oferecidos pela Cidadãos de Esposende. Trata-se um projeto inovador no concelho e em Portugal que vai permitir, pela primeira vez, ver turismo do ponto de vista das crianças e dos jovens, e não do dos adultos. A página web terá fotografias tiradas pelas crianças e jovens de Esposende participantes e os textos são também elaborados por eles mesmos, cabendo aos professores um mero papel de assistência e revisão. A página será colocada online e divulgada junto dos agentes de turismo nacionais e internacionais.

 

Distinções para o CoderDojo Esposende

vn online | coderdojo esposende . parlamento europeuO CoderDojo iniciou-se em Esposende em julho de 2017, através da Associação de Cidadãos de Esposende. Em apenas um ano recebeu já várias distinções. Recentemente, um dos seus professores, Mário Ferreira, recebeu o reconhecimento de Giustina Mizzoni, diretora executiva da Fundação CoderDojo, como “mentor exemplo”. Até agora, apenas quatro pessoas em todo o mundo foram galardoadas com este reconhecimento.

Para Maria Araújo, presidente da Associação de Cidadãos de Esposende, estes reconhecimentos, bem como a ida ao Parlamento Europeu, são fruto do excelente trabalho realizado e motivam toda a equipa a prosseguir com o projeto.

 

A Fundação CoderDojo

No mundo de hoje, a tecnologia está em toda parte, por isso nunca foi tão importante saber como codificar. É mais fácil aprender essas habilidades no início da vida, e é por isso que codificar é um ótimo assunto para os jovens aprenderem.

Por essa razão, em 2013, foi criada a Fundação CoderDojo. Esta é um movimento internacional, gratuito e promovido por voluntários, tendente à criação de clubes de programação informática destinados a crianças e jovens. Nestes clubes, os participantes podem aprender a criar um website, uma aplicação para smartphone ou um jogo, e dominar as técnicas de criação de código informático em ambiente informal, criativo e social. A Fundação acredita que um maior conhecimento das tecnologias de programação informática será essencial para criar cidadãos mais esclarecidos e independentes para o futuro.

O CoderDojo é uma comunidade de clubes de programação gratuita para jovens entre 7 e 17 anos de idade. Este curso aumentará sua confiança na codificação e o ajudará a criar um CoderDojo na sua região.

 

Fontes: Associação Cidadãos de Esposende e CoderDojo

 

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.