Sara Barbosa

B’ healthy | 2. Roda dos Alimentos e Dieta Mediterrânica, Pt. 1

B’ healthy | 2. Roda dos Alimentos e Dieta Mediterrânica, Pt. 1

Pub

 

 

Este capítulo refere-se a dois elementos fundamentais para a base de uma boa alimentação. A Dieta Mediterrânica é a minha eleita por ir de encontro às preferências e necessidades de um povo mediterrânico como é o nosso.

A Roda dos Alimentos é a representação gráfica que nos ajuda a escolher e a combinar os alimentos que constituem os grupos da Roda e que deverão fazer parte da nossa alimentação diária. A este círculo pertencem 7 grupos, no qual cada grupo é uma fatia e possui alimentos com propriedades nutricionais semelhantes, cada qual com a sua importância pois desempenham funções nutricionais específicas. Todos os alimentos devem estar presentes nas refeições diárias, devendo ser regularmente substituídos uns pelos outros de modo a assegurar a variedade necessária. A água está representada em todos os grupos, pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos e, por isso, está centrada não possuindo um grupo próprio.

De acordo com a Roda, a recomendação diária de fruta é de 3 a 5 porções (não as ultrapasse pois a fruta também é rica em açúcar, a frutose), assim como de vegetais, 2 a 3 porções de leite, queijo ou iogurte (prefira os magros), 1,5 a 4,5 porções de alimentos ricos em proteínas como peixe, carne ou ovos, 1 a 2 porções de leguminosas, 4 a 11 porções de hidratos de carbono, de preferência integrais: arroz, massa e cereais como o pão (ajuste caso tenha Diabetes).

A Dieta Mediterrânica foi distinguida em 2013 pela UNESCO, como Património Cultural Imaterial da Humanidade, em vários países, incluindo Portugal. O estudo da alimentação das populações do Mediterrâneo teve destaque pela constatação de que estas populações apresentavam menor incidência de doenças crónicas,  vivendo  por  mais  anos,  com  mais saúde. Esta alimentação pode atuar na prevenção ou tratamento de diversas doenças, como a doença coronária e o acidente vascular cerebral (AVC).

Se ficou curioso sobre a Dieta Mediterrânica, aguarde pela continuação deste capítulo.

 

Artigos relacionados:

B’healthy | Primeiros passos para uma boa alimentação

 

Imagens: (0) Brooke Lark, (1) Direção-Geral da Saúde

 

Ligações:

Nutrição: B’ healthy

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede. 

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Ciência, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Sara Barbosa

Sara Barbosa, Nutricionista 3739N Residência: Barcelos Mail: sara_barbosa2008@hotmail.com ; nutri.sarabarbosa17@gmail.com Licenciatura em Dietética e Nutrição - Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra Nutricionista Estagiária à Ordem (2017) na Associação de Cidadãos de Esposende Atualmente: Nutricionista em B'Life Welness Center & Spa Autora do Blogue de Nutrição B' healthy: http://sarabarbosa2008.wixsite.com/blognutricao/

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.