As florestas antigas e autóctones são cruciais para combater as alterações climáticas. No entanto, tem sido difícil manter e preservar o seu papel essencial no equilíbrio do Planeta Terra. Ainda assim, alguns esforços vão sendo feitos, como é o caso de empresas, organizações e pessoas que na Lituânia se unem para esse efeito, dando um exemplo de preservação da biodiversidade a todo o mundo.
Empresas, organizações e pessoas com consciência ecológica e focadas na sustentabilidade estão a contribuir significativamente para a preservação das florestas antigas da Lituânia. Até ao momento quase 100 hectares encontram-se preservados pela Fundação para as Florestas Antigas (Ancient Woods Foundation) para as gerações futuras, e centenas de milhares de contribuições financeiras ajudam a expandir a área florestal protegida.
O número de florestas antigas, resultantes sobretudo de factores como a posição geográfica do território e as suas características climáticas, tem vindo a diminuir drasticamente devido à atividade humana, apesar de estas serem mais tolerantes aos efeitos da seca do que as jovens, armazenarem quantidades significativas de carbono prejudicial e conterem ecossistemas biodiversos, por exemplo.
Na Lituânia, apenas 1,2% das florestas estão totalmente protegidas contra a exploração madeireira e apenas uma área ínfima do país de 0,0009% se encontra coberto por florestas maduras com mais de 200 anos. É por isso que os residentes, empresas e organizações da Lituânia com foco no ambiente estão a a unir-se para ajudar a Fundação para as Florestas Antigas (Ancient Woods Foundation), uma organização sem fins lucrativos, a comprar florestas antigas e biologicamente valiosas e deixá-las se tornarem florestas antigas ricas em biodiversidade e formas de vida .
Desde 2020, quase uma centena de hectares de florestas maduras foram preservados graças a inúmeras doações financeiras de particulares e empresas. Até ao final de 2022, as florestas protegidas absorveram cerca de 655 toneladas de CO2.
Convém recordar que estas florestas antigas se formaram sobretudo há cerca de 10 mil de anos, num momento em que o clima começou a aquecer e permitiu a expansão da vegetação e, também, da humanidade. Dessas florestas primárias pouco sobra nos dias de hoje: ao todo, um terço da floresta original dessa época desapareceu por completo, sendo que, com toda a atividade predatória humana e mais recentemente com os efeitos das alterações climáticas que estão a agravar o aquecimento do Planeta, apenas no último século perdemos cerca de metade das florestas autóctones existentes.
Lituânia lança campanha nacional para reduzir resíduos e proteger as florestas
Novos parceiros e patrocinadores determinados a contribuir para a causa surgem a cada ano. A título de exemplo, assinale-se que, por estes dias, um administrador de sistema de depósito sem fins lucrativos lançou uma campanha em todo o país para incentivar as pessoas a devolverem latas, garrafas plásticas e de vidro, marcadas com um símbolo de depósito, e em vez de retirar o dinheiro do depósito, decidiu doá-lo para a Ancient Woods Foundation.
Juntamente com a redução de resíduos e o incentivo aos residentes para que continuem a reciclar, a campanha irá exortar as pessoas a preservarem as florestas antigas e todas as formas de vida nelas contidas. Foi calculado que cada contentor devolvido equivalerá a 0,1 metros quadrados de florestas maduras preservadas. Um esforço gigantesco é necessário, mas tornar-se-á mais fácil se cada um fizer a sua parte.
Através do sistema de depósito, em funcionamento há vários anos, 9 em cada 10 contentores lançados no mercado são devolvidos para reciclagem, tornando a Lituânia um dos líderes no domínio da reciclagem. A iniciativa reduziu significativamente a carga nos aterros e contribuiu para um ambiente mais limpo ao longo do tempo.
Empreendedores com consciência ecológica fazem mudanças tangíveis
Cada contribuição financeira é significativa para salvar florestas maduras – um euro doado contribui para a preservação de 1 metro quadrado de floresta, de acordo com as estimativas da Fundação.
As doações das empresas são especialmente benéficas porque ajudam a alcançar resultados tangíveis com muito mais rapidez. Com o rápido aumento dos valores ecoconscientes dos empresários, as contribuições financeiras estão a aumentar. A carVertical, uma empresa global de dados automotivos também presente em Portugal que verifica e relata o histórico dos veículos, acaba de fazer a maior doação única para a Fundação até o momento – 100 mil euros que ajudarão na preservação de florestas maduras. Além disso, a empresa tem vindo a tomar medidas para implementar práticas mais sustentáveis, envolver os colaboradores em iniciativas de proteção ambiental e buscar a preservação das formas de vida biológica para as gerações futuras.
“Apoiar a Ancient Woods Foundation é um investimento no futuro. A doação contribui para resolver os problemas do futuro, não do presente. Muitas empresas se autodenominam sustentáveis, mas poucas delas estão a tomar medidas efetivas. Não queríamos fazer algo que está na moda no momento, mas sim retribuir algo pelo qual somos verdadeiramente apaixonados”, referiu Rokas Medonis, administrador da carVertical.
Várias outras empresas lituanas oferecem ajuda financeira contínua à Fundação para as Florestas Antigas (Ancient Woods Foundation) para a preservação de florestas biologicamente valiosas. Várias outras empresas juntaram-se à sua missão – no ano passado, várias empresas contribuíram com mais de 150 mil euros em doações e serviços. Entre elas, refira-se também a “Žalia giria“, fabricante de água potável, doou mais de 100 mil euros ao longo de 2021 e 2022, destinados à preservação de florestas antigas. A empresa está agora a tomar medidas para implementar inovações sustentáveis na produção e aumentar a quantidade de plástico reciclável utilizado nos produtos.
Imagem: Danius Babelis
Nutrir a biodiversidade para dar saúde às pessoas e ao planeta
Parque da Devesa protege biodiversidade deixando crescer vegetação