A Gala do Desporto de Famalicão homenageou o mérito desportivo dos atléticos, técnicos e dirigentes desportivos do Concelho que mais se distinguiram pelos feitos realizados em 2022. A cerimónia, que se realizou este domingo, 12 de novembro, ficou marcada pela conquista de cinco dos oito galardões da noite pelo Futebol Clube de Famalicão (FCF), entre eles o de “Prémio Excelência”, atribuído ao presidente da SAD – Miguel Ribeiro. Nascido em 1978, é o atual presidente do FC Famalicão SAD desde 2019. Licenciado em Direito, possui uma vasta experiência como diretor executivo no futebol da Liga Portuguesa, tendo trabalhado anteriormente para outros clubes como o Marítimo e o Rio Ave.
O emblema do clube de futebol famalicense arrecadou ainda na Gala do Desporto de Famalicão o galardão do júri na categoria “Associação/Clube Desportivo do Ano”. Jorge Silva, ex-presidente da Assembleia Geral do FCF, venceu na categoria “Dirigente do Ano”, Vítor Barros, técnico da equipa sub-19 do Famalicão, venceu o prémio “Treinador do Ano”, especialmente tendo em conta o mérito extraordinário de ter conseguido que o clube de futebol famalicense se sagrasse campeão nacional pela primeira vez na história, e Gustavo Sá, jovem futebolista do clube, foi eleito “Atleta Revelação do Ano Masculino”.
FC Famalicão Clube Desportivo do Ano é ‘prémio coletivo’
“Não é um prémio individual, é um prémio coletivo. São cinco anos de uma caminhada que não vai ficar por aqui”, destacou Miguel Ribeiro, que interpretou a distinção da Gala do Desporto de Famalicão como um reconhecimento do trabalho da equipa da SAD do Futebol Clube de Famalicão. “Felizmente, com competência, temos sabido honrar o nome que carregamos, o nome de Famalicão”, acrescentou, deixando o compromisso de “sermos cada vez mais fortes e termos um clube cada vez mais forte”.
Mário Passos entrega galardões a atletas campeões em 27 modalidades desportivas
Para além da entrega dos galardões do júri, a noite foi ainda de homenagem a perto de três centenas de atletas, técnicos, associações, clubes e dirigentes desportivos que receberam das mãos de Mário Passos, o presidente da autarquia, o galardão dos campeões pelos títulos nacionais e internacionais alcançados em 27 modalidades desportivas na época 2022 e 2022/2023.
Autarquia famalicense ‘ao lado de atletas, técnicos e dirigentes para continuar a alcançar cada vez mais feitos e sucessos’
“O Desporto tem uma força intrínseca para projetar territórios (…). Vocês são o contributo líquido para que tal suceda em Famalicão”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, reforçando nesta noite da gala do Desporto de Famalicão que “com título, ou sem título, [em 2025], já somos uma verdadeira cidade europeia do desporto e continuaremos ao lado de atletas, técnicos e dirigentes para que continuemos a alcançar cada vez mais feitos e sucessos”.
Nesta 8.ª edição da Gala do Desporto de Famalicão foram também entregues galardões de júri à atleta Clara Carvalho, do Famalicense Atlético Clube, que venceu na categoria “Atleta Revelação do Ano Feminino”, a João Pinheiro, do Núcleo de Árbitros de Vila Nova de Famalicão, que arrecadou a distinção de “Árbitro do Ano”, e o “Evento Desportivo do Ano”, escolhido por votação do público, foi atribuído ao Campeonato Concelhio de Resistência 3H BTT 2022.
Imagens: 0, 1) MVNF, 2) C3HBTTVNF
Tiago viveu glória no FC Porto e carreira repleta de sucessos
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Cuidados de higiene: guia prático para cuidadores e pessoas com mobilidade reduzida
Carmen Garcia apresenta ‘Cuidaidoso’ para cuidadores informais em Gondomar
‘Primeiros socorros pediátricos’: um livro obrigatório para cuidadores
Resposta inovadora na habitação avança com 22 projetos aprovados