Arte de António Carneiro leva Inferno de Dante a Matosinhos

Arte de António Carneiro leva Inferno de Dante a Matosinhos

Pub

 

 

Uma interpretação inédita criada por António Carneiro da extraordinária e muito pessoal viagem do poeta maior da língua italiana, Dante Allighieri, ao Inferno é a proposta cultural patente em exposição no Lionesa Business Hub (LBH), mediante uma parceria estabelecida pelo centro de negócios com o Museu Nacional Soares dos Reis, que se encontra agora disponível à comunidade e aberta à população em geral naquele que, situando-se em Leça do Balio, em Matosinhos,  é o maior e mais dinâmico centro empresarial dedicado à indústria 5.0 em Portugal e que, atualmente, acolhe um total de mais de 120 empresas e 7 mil colaboradores.

A exposição Inferno – Viagem de Dante pela mão de António Carneiro chegou ao Lionesa Business Hub e irá manter-se patente no corredor central deste centro empresarial até 30 de março de 2024, apresentando uma nova interpretação que traz a visão de uma poderosa viagem num grande barco, iluminado com velas que simbolizam o Inferno e o Paraíso. Inferno: a Viagem de Dante pela mão de António Carneiro resulta de uma parceria entre o Lionesa Business Hub, o Lionesa Group, o Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) e a ASCIPDA – Associazione Socio-Culturale Italiana del Portogallo Dante Alighieri. Esta exposição, mais do que uma mostra cultural, insere-se na estratégia do LBH de proporcionar à sua comunidade contacto com manifestações culturais, de modo a estimular a criatividade, como forma de desenvolvimento e expressão de talento das pessoas.

A Viagem de Dante ao Inferno pela mão de António Carneiro transporta-nos ao destino final

 

A instalação é composta por nove círculos, cada um representando diferentes histórias e conceitos num ciclo eterno de experiências e renascimento, revela o MNSR. Uma metáfora da vida humana, com um começo, complexidade e um ponto de chegada que também é um novo começo. O objetivo é estimular na comunidade um momento único de intimidade, reflexão e decisão no plano pessoal, mas que permita também o diálogo e a interação com aqueles que nos rodeiam assim estimulando a potencial partilha de visões únicas e diferenciadoras.

Baseada nos 42 desenhos do pintor, esta jornada começa com a entrada no Inferno e culmina com a saída para o Paraíso, simbolizada por majestosas velas de entrada e saída, destacando a nossa jornada em direção ao destino final.

Impacto da arte e cultura na vida pessoal são segundo principal fator de produtividade

“A nossa aposta nestas ações não é de hoje. Há muito que se provou que a cultura é um catalisador da criatividade, reduz o stress, é inspirador e motivador”, adianta António Pedro Pinto, diretor de marketing do LBH, assinalando que a estratégia empresarial é reforçada com resultados  de estudos internacionais que se encontram publicados sobre o impacto que a arte e a cultura refletem na produtividade e no estímulo ao talento.

O estudo da University College of London, numa amostra de 2500 indivíduos, levado a cabo por um grupo de neurobiologistas, observaram a produção cerebral dos participantes, na qual se constatou um aumento de produção de dopaminas (neurotransmissores ligados à sensação de prazer e motivação quando se encontra em níveis estáveis) quando os participantes foram estimulados pelo envolvimento em atividades artísticas e culturais; ou o estudo de Harvard, que analisou e classificou os cinco principais fatores que contribuem para a felicidade e posicionou a Arte e Cultura como o segundo fator que mais cria felicidade no ser humano, encontrando-se apenas atrás de saúde, mas à frente de emprego, educação e salário.  “Ora, numa comunidade de mais de 120 empresas e mais de 7000 colaboradores, é fundamental estarmos atentos aos sinais e sermos uma mais-valia para quem acolhemos”, afirma António Pedro Pinto.

Exposição Inferno patente até final do 1º trimestre de 2024

A exposição artística inaugurada esta quinta-feira, 7 de novembro, no Lionesa Business Hub é um reforço do seu compromisso com a democratização do acesso à arte e cultura para a sua comunidade, de modo a promover o estímulo à criatividade e inovação no seu campus.

A exposição tem acesso gratuito e estará patente até ao final do primeiro trimestre de 2024.

museu nacional soares dos reis - arte - arte contemporânea - pintura - matosinhos - porto - lionesa hub - exposição - antónio carneiro - dante allighieri - inferno - democracia cultural - cultura

Parceria especial da Lionesa Hub com o Museu Nacional Soares dos Reis

Esta parceria entre o Museu Nacional Soares dos Reis e o Lionesa Business Hub é fruto de um protocolo de mecenato que o Lionesa Group assinou com o museu e que reverteu para a requalificação de salas do Palácio dos Carrancas. Esta iniciativa reforça a orientação para democracia cultural, despertando para os temas da felicidade corporativa através da arte e da cultura.

Por outro lado, o programa Outros Lugares do Museu Nacional Soares dos Reis tem como propósito afirmar o extravasar do seu espaço e organização formais de modo a envolver envolver curadorias improváveis e diferenciadoras atendendo à natureza dos parceiros, ao local de apresentação e aos respetivos contextos.

Num estreito trabalho colaborativo com a Lionesa Business Hub desenhou-se neste caso uma exposição singular a partir de um conjunto de obras de António Carneiro, pintor com relevante presença na coleção do Museu. A exposição traz a público um trabalho gráfico dos desenhos traçados pelo artista entre 1928 e 1930 destinados a ilustrar o Inferno, a primeira parte da obra literária renascentista Divina Comédia, do poeta italiano Dante Alighieri.

arte - arte contemporânea - pintura - matosinhos - porto - lionesa hub - exposição - antónio carneiro - dante allighieri - inferno - democracia cultural

 


Imagens: LBH


Lionesa Business Hub prepara duplicação de área disponível para fixação de novas empresas

Calçado de Portugal resiste ao crescimento exponencial da Ásia

‘A Cozinha’ é primeiro restaurante Zero Resíduos da Europa

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.portugal - vila nova online - diário digital de âmbito regional - famalicão - braga - barcelos - guimarães - santo tirso - póvoa de varzim - trofa - viana do castelo - esposende - som - ruído - ambiente - poluição - sustentabilidade - construção civil - economia - empresas - tecnologia - jogo - comunicação - desporto - cultura - conhecimento - opinião - brincar - crianças - família - educação - ensino - escola primária - escola - escolas - escolaridade - infância - memória - mulher - mulheres - intimidade - relação - livro

Pub

Campeão Europeu de futebol sub18 Hugo Cruz: um jogador de ‘processos simples’ na primeira pessoa

As apostas desportivas são legais no meu país?

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.portugal - vila nova online - diário digital de âmbito regional - famalicão - braga - barcelos - guimarães - santo tirso - póvoa de varzim - trofa - viana do castelo - esposende - som - ruído - ambiente - poluição - sustentabilidade - construção civil - economia - empresas - tecnologia - jogo - comunicação - desporto - cultura - conhecimento - opinião - brincar - crianças - família - educação - ensino - escola primária - escola - escolas - escolaridade - infância - memória - mulher - mulheres - intimidade - relação - livro

Pub

Jorge Molder. Jeu de 54 cartes, Jogo Figural

Uma reflexão sobre a Arte

Pub

Categorias: Agenda, Arte, Economia, Matosinhos

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.