Alguns estudantes do ensino superior que queiram estudar em Vila Nova de Famalicão passarão, em data não muito longínqua no futuro, a beneficiar da existência de uma residência universitária. Depois de um primeiro anúncio há um ano atrás, a autarquia famalicense vai agora lançar o respetivo concurso público, tendo para o efeito estabelecido um preço-base de 5.1 milhões de euros. Contando com um forte apoio do Governo para a sua concretização, esta residência universitária irá situar-se na Praça D. Maria II, em pleno centro urbano famalicense.
Esta residência universitária será a primeira a ser edificada no município famalicense e dará resposta às quatro instituições de Ensino Superior fixadas no concelho: Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Universidade do Minho e Universidade Lusíada.
Espaço receberá 91 residentes, entre os quais 74 bolseiros
De acordo com a memória descritiva, o projeto em causa contempla a reabilitação e adaptação do edifício principal existente e a construção de um novo bloco especialmente projetado para fins habitacionais.
Após a reabilitação e ampliação do edifício, este terá capacidade para instalar 91 residentes, distribuídos por 53 quartos com cinco tipologias diferentes, incluindo quartos e estúdios simples e duplos e quartos adaptados para pessoas com mobilidade condicionada. Para além das unidades habitacionais, o edifício contemplará ainda diversas áreas funcionais, como receção, sala de estudo, espaço de refeição e convício internos e externos, cozinhas, instalações sanitárias, salas técnicas, área de apoio ao pessoal, áreas de gestão, armazenamento e uma garagem-oficina para bicicletas.
A futura residência dedicará 81% da sua capacidade aos estudantes bolseiros deslocados, o que corresponde a 74 camas.
Residência universitária pronta em 365 dias
A proposta para a decisão de contratar será apreciada esta quinta-feira, 31 de agosto, em reunião do executivo municipal famalicense. As propostas deverão ser entregues até às 23h59 do 21.º dia a contar da data do envio do anúncio para publicação em Diário da República.
De acordo com o caderno de encargos, o prazo de execução para esta empreitada é de 365 dias.
Este investimento é financiado pelo Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em parceria com a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.
Nova localização do Departamento de Ambiente do Município de Famalicão
Em virtude da instalação do equipamento, a Câmara Municipal de Famalicão decidiu transferir os serviços municipais do Ambiente, onde a residência universitária ficará instalada, da Praça D. maria II para as antigas instalações do Serviço de Finanças da cidade, na Rua Ernesto Carvalho.
Imagem: MVNF (ed VN)
Eco-Escola JI de Brufe envolve comunidade na luta por um mundo melhor
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Gabriel Couto constrói maior residência universitária da U.Hub em Portugal
Uma das maiores residências universitárias do país vai ser construída em Lisboa pela Gabriel Couto
Bloco de Esquerda quer construção urgente de residência universitária em Barcelos