Eco-Escola JI de Brufe envolve comunidade na luta por um mundo melhor

Eco-Escola JI de Brufe envolve comunidade na luta por um mundo melhor

Pub

 

 

A Eco-Escola Jardim de Infância de Eiral, em Brufe, Vila Nova de Famalicão, reuniu esta terça-feira, 20 de junho, o seu terceiro e último Ecoconselho comunitário em prol da sustentabilidade. A reunião teve lugar nas instalações do JI e congregou os parceiros envolvidos na defesa da casa comum que é o planeta Terra, em particular no que se refere aos resíduos, água, energia e espaços exteriores com o intuito de preservar a natureza, protegendo o ambiente, e sensibilizar as crianças para um mundo melhor.

“Esta reunião destinou-se a fazer um balanço das metas e objetivos propostos e respetivas atividades realizadas ao longo do ano constantes do Plano de Ação previamente desenhado”, destaca Manuela Passos, educadora de uma das salas e Coordenadora do projeto Eco-Escolas neste estabelecimento de ensino.

A reunião contou com a presença de representantes de vários ecoparceiros envolvidos no projeto, nomeadamente Associação de Pais, Junta de Freguesia de Brufe, Resinorte, ACIP, Móveis Moreira, bem como representantes das docentes, assistentes operacionais e crianças. O projeto conta também com a colaboração de outras entidades, tais como: Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, BrufeBTT, Estufa 28 – Cactos e Suculentas, Hiperlitoral, Brufense Atlético Clube e Associação Cultural e Desportiva de S. Martinho de Brufe.

“Os nossos ecoparceiros têm sido imprescindíveis à implementação adequada deste programa”, reforça a educadora de infância, feliz com a disponibilidade e interesse manifestados pelas instituições convidadas a participar, no presente ano letivo, na concretização deste projeto dinamizado a nível nacional pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e em que o Município de Famalicão e a Resinorte assumem uma forte aposta.

Eco-Escola JI de Brufe centrou atenções nos resíduos, água, energia e espaços exteriores

O foco da ação da comunidade educativa da Eco-Escola JI de Brufe, neste ano letivo 2022-2023, centrou-se na exploração de conteúdos relativos aos resíduos, água, energia e espaços exteriores, tendo-se esta concretizado em atividades realizadas ao longo dos 2º e 3º períodos.

Assim, ao longo do intervalo de tempo referido, foram realizados a separação de resíduos pelos diversos ecopontos – papel, embalagens e orgânicos, bem como a separação de óleos alimentares  -, mediante a aplicação da política dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) e realização de compostagem, diminuição do caudal das torneiras e autoclismos, aproveitamento da água da chuva para rega das plantas, embelezamento do jardim com plantas suculentas (de baixo consumo de água), de modo a poupar um mínimo de 5% no consumo deste valioso recurso, implementação de sinalética “O último apaga a luz” nas instalações escolares, substituição de iluminação com colocação de lâmpadas de tecnologia LED e implantação de lâmpadas de energia solar no jardim e o incentivo ao consumo de produtos biológicos mediante a construção de uma horta escolar.

Foi também realizada uma sessão de sensibilização para a correta separação dos resíduos nos diferentes ecopontos pela Resinorte.

Sensibilizar para a sustentabilidade ambiental e mudança de comportamentos

Para consolidar o comportamento das crianças envolvidas no que se refere aos cuidados a terem com a natureza e o ambiente em geral, a Eco-Escola JI de Brufe decidiu ainda realizar uma série de atividades pontuais ao longo do ano em curso. Dentre estas atividades, destaque para a participação em Festividades tendo em conta a reutilização de materiais, entre elas as Janeiras, Semana dos Afetos, Carnaval, Dia do Pai, Páscoa, Dia da Mãe e Santo António, mas também a participação no 1º Encontro de Eco-Escolas de Famalicão realizado em Bairro, o Dia da Árvore, nos workshops Biodiversidade do Parque da Devesa, Reciclagem de Papel, Plantas Suculentas e visita à Quinta Pedagógica de Pindela, em S. Tiago da Cruz. Para lá do seu envolvimento emocional e efetivo em casa, as famílias das crianças da Eco-Escola JI de Brufe participaram diretamente na construção de espantalhos para a Horta Biológica e na construção de casas-ninho para os pássaros do logradouro escolar.

“A concretização de todas estas atividades, com o intuito de sensibilizar as nossas crianças para aquela que é uma das problemáticas mais sérias da atualidade – a sustentabilidade ambiental – e a correspondente indispensável mudança de comportamentos, extensiva às famílias, com a adoção de práticas adequadas ao Planeta foi ao encontro do projeto Eco-Escolas aqui implementado”, conclui Manuela Passos.


Imagens: JI de Brufe


1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - diário digital de âmbito regional - famalicão - braga - barcelos - guimarães - santo tirso - póvoa de varzim - trofa - viana do castelo - esposende - portugal - portugueses - futebol - jogo - supertaça - desporto - benfica - fc porto - jorge jesus - sérgio conceição - smart city - smart cities - gestão - administração

Pub

Pub

Acerca do Autor

Pedro Costa

Diretor e editor.

Comente este artigo

Only registered users can comment.