Depois de um primeiro concerto em Paços de Ferreira, o ciclo de concertos CANTUSd’Alma Iluminado promovido pelo projeto turístico e cultural dos vales do Douro, Sousa e Tãmega, Rota do Românico, prossegue com novo espetáculo em torno das famosas Cantigas de Santa Maria, no próximo domingo, 19 de março, às 18h00, no Mosteiro de São Martinho de Mancelos, em Amarante.
Protagonizado pelo agrupamento CANTUSd’Alma, o ciclo, que decorre entre entre março e maio, pretende explorar a essência da música medieval através das Cantigas de Santa Maria, do Rei Afonso X, do século XIII ibérico, com um espectro mais rico das novas sonoridades musicais, utilizando para o efeito a riqueza de contrastes e características sonoras das vozes e instrumentos.
Os concertos acontecem em ambiente intimista, em que o agrupamento Cantusd’Alma Iluminado dá a escutar uma singular interpretação musical, como resultado da combinação dos arranjos do compositor bracarense André Ruiz com uma visão alternativa e única de cada uma das cantigas.
O grupo CANTUSd’Alma é constituído por Sara Meireles e Marisol Brito, nas vozes, Inês Vaz, no acordeão, Joana Correia, no violoncelo, e Miguel Meireles, na percussão.
CANTUSd’Alma Iluminado – Agenda
Março
– 12, domingo, 17h30, Mosteiro de Ferreira, Paços de Ferreira;
– 19, domingo, 18h00, Mosteiro de Mancelos, Amarante.
Abril
– 02, domingo, 18h00, Mosteiro de Pombeiro, Felgueiras (Festival do Pão de Ló);
– 16, domingo, 17h00, Igreja de São Cristóvão de Nogueira, Cinfães.
Maio
– 07, domingo, 17h00, local a confirmar, Penafiel;
– 14, domingo, 17h00, Igreja de Barrô, Resende.
A entrada é livre, sujeita à lotação dos espaços.
CANTUSd’Alma Iluminado – Repertório
1. Madre de Déus, óra por nós téu Fill’ essa hóra
2. A Virgen, Madre de Nóstro Sennor
3. De vergonna nos guardar punna todavía
4. Tantos vai Santa María eno séu Pórto fazer de miragres
5. Discursus II (instrumental)
6. Rósa das rósas e Fror das frores (a cappella)
7. Homildade con pobreza quér a Virgen corõada
8. Muitas vegadas o dém’ enganados ten os hómes
9. Quen a omagen da Virgen e de séu Fillo honrrar
10. Como Déus fez vinno d’agua ant’ Arquetecrinno
11. Par Déus, tal sennor muito val
12. José “Imbela” o Menino
O ciclo de concertos CANTUSd’Alma Iluminado enquadra-se no projeto EEC PROVERE Turismo para Todos: Valorização, dinamização e promoção turística da região: Ação 3 – Rota do Românico, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
5 dos melhores locais religiosos para visitar no Norte de Portugal
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagem: RR