Serra da Aboboreira busca desenvolvimento harmonioso

Serra da Aboboreira busca desenvolvimento harmonioso

Pub

 

 

Em busca de um desenvolvimento harmonioso e sustentável para o futuro da região, teve lugar o “Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira: Património Cultural e Paisagístico”, no Centro Cultural Emergente, no Marco de Canaveses. Contando com a presença de vários especialistas da área, entre eles investigadores e entidades municipais, cada um dos quais explanou o seu entendimento sobre algumas das mais relevantes questões associadas ao desenvolvimento da região.

A sequência de seminários temáticos promovidos pela Associação de Municípios do Douro e Tâmega, em homenagem à Serra da Aboboreira enquanto Paisagem Protegida Regional, chegou ao fim, com o terceiro e último debate no Município de Marco de Canaveses

“Hoje chegamos ao fim de um ciclo e permitam-me apenas que deixe aqui um apelo.

Impacto humano na preservação e proteção da Serra da Aboboreira

“Para além de todas as atividades e experiências que a Aboboreira pode oferecer, é fundamental que exista a consciência de que o turismo de natureza depende do respeito contínuo pelo frágil equilíbrio da biodiversidade e, por isso, contamos com os nossos visitantes para que estejam entre os primeiros a contribuir para a preservação da Serra da Aboboreira e das suas áreas selvagens”, declarou Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses e Presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Douro e Tâmega, no início à sessão, alertando para a importância da consciência do impacto humano na preservação e proteção do espaço.  

Sob o mote “Património cultural: conhecer para valorizar”, o primeiro painel contou com uma conferência introdutória de Alexandra Cerveira Lima, membro da Direção Regional de Cultura do Norte e diretora do Museu dos Biscainhos e do Museu de Arqueologia Dom Diogo de Sousa, que abordou o tema “Património Arqueológico e Gestão de Paisagem Protegidas”, seguida de uma mesa-redonda à qual se juntaram Carla Stockler, investigadora do Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira, António Lima, técnico superior da Direção Regional de Cultura do Norte e José Augusto Costa, historiador e intérprete na Rota do Românico, com a moderação de Ricardo Teixeira, sócio-gerente e coordenador geral da empresa Arqueologia & Património e investigador do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar. 

Desenvolver uma região rica em património histórico e natural

A segunda parte do seminário repetiu a dinâmica, desta vez com base no tema “Património paisagístico: aprender para vivenciar”. Paulo Dordio Gomes, investigador no CITCEM, protagonizou a conferência introdutória com “A Paisagem Cultural. Ambiente e História”, tendo, mais tarde, participado também na mesa-redonda com José Eduardo Martins, coordenador de projetos na empresa de Animação Turística Bello’Giro e Paulo Farinha Marques, investigador na Universidade do Porto e CIBIO/BIOPOLIS, com a moderação de Carla Stockler. 

Para finalizar, Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, referiu que é fundamental que todos os municípios e respetivas populações se unam para fazer evoluir o bem comum que é a Serra da Aboboreira. “Penso que estão criadas e reunidas as condições necessárias para continuarmos a investigação ao serviço da valorização do nosso território e das nossas comunidades”, rematou.  

marco de canaveses - património - desenvolvimento - douro e tâmega - centro cultural emergente - seminário - organização - participantes - investigação - desenvolvimento - região

marco de canaveses - património - desenvolvimento - douro e tâmega - centro cultural emergente - seminário - público

cultura - património - desenvolvimento - douro e tâmega - centro cultural emergente - seminário

Igreja de Santo Isidoro alvo de obras de conservação e salvaguarda

Resinorte celebra 13 anos de valorização ambiental

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento - território - desenvolvimento - plano de recuperação e resiliência - finanças - eduardo pinheiro - eduardo oliveira - ps famalicão - marco de canaveses - baião - património - natureza - história - cultura - desenvolvimento - douro - tâmega

Imagens: SA

Caminha, Cerveira, Ponte de Lima e Viana do Castelo constituem Associação de Municípios da Serra d’Arga

Famalicão vai contar com Rede Municipal de Trilhos da Natureza

30 por uma linha pelas áreas protegidas

‘Relação ‘tóxica’ entre os seres humanos e a natureza está a agravar-se’

‘Tulipeiro da Virgínia’ dos Biscainhos candidato a Árvore Europeia do Ano

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.