As personalidades de Sérgio Godinho e D. Sebastião centram as principais atenções no próximo mês de outubro, em Esposende. Marcado por intensa atividade na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, que proporciona diversas dinâmicas em torno do livro e da leitura envolvendo diferentes públicos, depois de um verão cheio de festa e animação as comemorações dos 450 anos da elevação de Esposende a vila e da fundação do concelho continuam a ser parte fundamental da agenda da região neste início de outono.
Com instalações renovadas, desde março passado, a Biblioteca Municipal tem registado elevada procura e uma assinalável dinâmica, atestando a sua importância no seio da comunidade e no panorama cultural do território, numa estratégia alinhada com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Figura de D. Sebastião motiva sarau cultural e exposição bibliográfica
Assim, no âmbito das comemorações dos 450 anos da elevação de Esposende a vila e da fundação do concelho, no dia 7 de outubro, às 21h30, a Biblioteca Municipal acolhe um sarau cultural de poesia e música em torno da figura de D. Sebastião, que será antecedido pela abertura da exposição bibliográfica “D. Sebastião e o Sebastianismo” ou “Mito Sebástico”. Nesta sessão, a poesia, com declamação de Hugo Dias e de Adriana Moreira, percorrerá autores que se notabilizaram ao longo da história da literatura portuguesa, versando a componente musical sob repertório constituído por vilancicos e cantigas dos cancioneiros renascentistas, tendo como ponto de partida peças incluídas na obra “Orphenica Lyra” (1554) de Miguel de Fuenllana, músico de grande renome que tocou na câmara de D. Sebastião entre 1574 e 1578.
Sérgio Godinho (con)vive com a Poesia em Esposende
No dia 13 de outubro, às 18h00, a Biblioteca Municipal recebe Sérgio Godinho, em mais uma sessão de (Con)Viver com Poesia, com moderação de Sandra Silva. Como autor, compositor e cantor, Sérgio Godinho personifica perfeitamente a sua música “O Homem dos Sete Instrumentos”. Multifacetado, representou já em filmes, séries televisivas e peças teatrais. A dramaturgia surge com a assinatura de algumas peças de teatro assumindo-se também como realizador. No final, o autor estará disponível para autógrafos.
‘Histórias’ e dinâmicas de leitura e escrita na Biblioteca motivam para a paz e harmonia
Com o intuito de celebrar o Dia da Biblioteca Escolar, a Biblioteca Municipal leva a efeito, no dia 29, entre as 9h00 e as 16h30, a atividade “Ancorar Leituras”. Nesta primeira edição, promove-se a formação “Ler e escrever para a paz e harmonia!”, sob a orientação de João Manuel Ribeiro, poeta, escritor, editor, formador e investigador. Esta formação é acreditada (ACD) e dirigida a Educadores de Infância e a Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta sessão, propõe-se descobrir como a literatura, e concretamente a literatura infantil e juvenil, contribui para educar para a paz e a harmonia. Através de dinâmicas de leitura e escrita, centradas na reflexão, motivação e ação, comprova-se que ler e escrever é uma arma de paz. Os interessados em participar nesta ação devem inscrever-se através do email biblioteca.municipal@cm-esposende.pt, sendo requisito trazer roupa confortável.
No dia 30, pelas 16h00, a Biblioteca Municipal abre as portas às famílias, com a atividade “Histórias em Família”. Desta vez, a hora do conto “Uma mão cheia de histórias” será dinamizada pela contadora Gusta Santos.
Um mês de promoção do livro e da leitura na Biblioteca Manuel Boaventura
A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura oferece, assim, mais um mês repleto de atividades variadas, promovendo sempre o livro e a leitura.
Casa-Museu Manuel de Boaventura vai ser realidade em Esposende
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: MEPS