Inovação na água essencial ao desenvolvimento sustentável

Inovação na água essencial ao desenvolvimento sustentável

Pub

 

 

Numa altura em que problemas relativos à Água preocupam meio mundo, em especial na Europa, incluindo Portugal, com uma seca que está prestes a ser a pior dos últimos 500 anos, e na Ásia, com inundações de dimensão extraordinária no Paquistão que para lá de mais de mil vítimas mortais deixou também um terço do país alagado, a Semana Mundial da Água 2022, que decorreu em Estocolmo, na Suécia, encerrou esta quinta-feira, 1 de setembro, com uma conclusão óbvia –  para se conseguir resultados é precisa a indispensável vontade política e o correspondente aumento dos investimentos – e um aviso prospetivo – o que se segue agora?

Naquela que é agora a principal conferência anual sobre questões globais deste bem indispensável à vida, no encontro deste ano estiveram em foco o valor da água e da água invisível. Em 2023, o foco da conferência será a inovação na água. A Semana Mundial da Água realiza-se desde 1991 e é o ponto de encontro daqueles que se preocupam com a forma como a água nos pode ajudar a enfrentar alguns dos maiores desafios do mundo atual.

A Água, chave para um futuro sustentável

A Semana Mundial da Água 2022 encerrou com um aviso que deixa em aberto o amanhã: o que se segue agora? Durante a última semana de agosto, o valor da água e da água invisível esteve em foco neste grande plenário internacional.

Tendo contado com mais de 5.000 participantes oriundos de mais de 150 países, entre presentes no local e online, este evento global demonstra uma prova da crescente compreensão de que a água é um componente essencial de um futuro sustentável.

Vontade política indispensável à obtenção de resultados

Existem mais soluções para resolver os problemas da falta de água do que a maioria das pessoas pensa. No encontro de 2022 foram dados a conhecer uma ampla gama de ideias concretas que podem reduzir de forma significativa o impacto de secas, inundações e tempestades em todo o mundo, incluindo investimentos em saneamento, agricultura regenerativa, planeamento urbano inteligente, sistemas de alerta precoce e restauro de bacias hidrográficas, para citar apenas algumas aplicações. Para se conseguir resultados é, no entanto, precisa a indispensável vontade política e correspondente aumento dos investimentos.

Colocar a água no topo da agenda global de desenvolvimento

A água precisa estar no topo da agenda global. Há um crescente reconhecimento de que não serão alcançados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sem transformações profundas e inclusivas. Essencial para todos os objetivos, a Semana Mundial da Água torna-se, assim, cada vez mais uma conferência da água para as pessoas, em vez de uma conferência para pessoas da água. A conferência sobre o clima COP 27 em novembro, a conferência sobre biodiversidade COP 15 em dezembro e a Conferência das Nações Unidas sobre a Água em março de 2023 serão de importância crucial no futuro mais imediato.

Uma nova relação com a natureza

Precisamos de uma nova relação com a natureza. A biodiversidade, os ecossistemas e o papel do ciclo da água são cada vez mais compreendidos e destacados. Uma tendência crescente importante é ver a água de forma holística, reconhecendo a conexão entre os ecossistemas terrestres, de água doce e marinhos. Isso também significa que a abordagem de gerenciamento da fonte ao mar está ganhando mais força rapidamente.

Semana Internacional da Água 2023 dedicada à inovação

Em 2023, o foco da Semana Mundial da Água estará na inovação no setor da água.

A este propósito, Torgny Holmgren, diretor executivo do Instituto Internacional da Água de Estocolmo, organizador da Semana Mundial da Água, disse:

“O tema da inovação neste setor é muito necessário e parece o próximo passo lógico após as discussões que tivemos este ano sobre o valor da água. Não há uma solução rápida para a crise climática e hídrica ou para qualquer outro problema que estamos enfrentando. Precisamos, por isso, de transformações profundas em todos os setores da sociedade – alimentos, energia, água –, o que exigirá novos tipos de inovações. A Semana Mundial da Água 2023 versará sobre a promoção desse novo pensamento sobre o que a inovação realmente é e o que ela pode ser”.

Imagem: WWW

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

17% da população europeia em risco de falta de água até 2050

‘Urge uma mudança nos padrões de consumo de água’

UTAD e Águas do Norte estreitam laços de cooperação científica e tecnológica

Esposende incentiva alunos ao consumo de água da rede pública

Trofa reduz consumo de água

Tanta água….

A agricultura que a chuva permitir

Pub

Categorias: Água, Ambiente, Internacional

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.