Autarquia aposta no controlo de utilização em época de seca em todo o território nacional

Trofa reduz consumo de água

Trofa reduz consumo de água

Pub

 

 

A exemplo de outros municípios, atendendo à seca que se faz sentir em todo o território nacional, a Trofa tem no terreno uma campanha de sensibilização (e ação) sobre a necessidade de poupança do consumo de água. Em época de seca em todo o País, a autarquia trofense aposta na divulgação de medidas de poupança de água nas escolas e nas juntas de freguesia.

A seca meteorológica que se iniciou em todo o território em novembro de 2021 persiste, tendo-se mesmo agravado ao longo do mês de janeiro de 2022 no território continental. As condições meteorológicas não têm permitido a reposição dos volumes armazenados nas albufeiras e nas águas subterrâneas, situação que apenas é natural acontecer depois do período de Verão.

ipma - observatório da seca - 12022022 - trofa - município - falta de água - redução do consumo

Observatório da Seca, IPMA, 12022022

Trofa reduz desliga fontes ornamentais, minimiza rega e substitui coberto vegetal

Preocupada com esta circunstância e a necessidade de promover a poupança deste indispensável recurso mineral, a Câmara Municipal da Trofa tem implementado algumas medidas, nomeadamente desligar as fontes ornamentais da cidade durante a semana, ligando-as pontualmente para evitar avarias, funcionando apenas ao fim de semana.

A rega dos espaços verdes do território foi também reduzida ao mínimo necessário, adotando-se uma estratégia de consumo racional e eficiente, medida esta que vai de encontro aos desígnios da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas que está a desenvolver.

Em paralelo, foi também efetuada a alteração do coberto vegetal por espécies menos exigentes em água, tornando os espaços verdes do concelho mais resilientes e adaptados a esta realidade.

Sensibilização do público estudantil para a redução do consumo de água

Ainda neste âmbito, a Câmara da Trofa tem levado a cabo uma campanha de sensibilização nas escolas e nas juntas de freguesia, apelando à prática de medidas de poupança de água. Nas escolas, a Trofa convida os estudantes a “Poupar hoje para teres amanhã”, desse modo influenciando o consumo das famílias. Entre as sugestões lançadas, convidam-se as cirnaças e jovens a reduzirem o consumo de água através de, por exemplo, diminuição do número de banhos de imersão, não deixar a torneira aberta na lavagem do carro ou a escovar os dentes, efetuar a lavagem de roupa e louça à máquina apenas quando o equipamento estiver cheio e efetuar uma rega controlada dos jardins nas escolas.

No que toca às juntas de freguesia, a Câmara Municipal tem sensibilizado as mesmas para o uso racional da água dos fontanários e o apelo à população para a partilha da deteção de fugas de água.

Famalicão desliga rega automática em espaços públicos

As cidades e as alterações climáticas

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

Restrições no uso da água das barragens devido à seca

O Rio Este e as alterações climáticas em Braga

Imagem: MTRF

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

A água dos pimentos

Água Monchique usa primeira garrafa 100% biodegradável

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Água, Ambiente, Trofa

Acerca do Autor

Artigos Relacionados

Comente este artigo

Only registered users can comment.