Festas da ‘vila mais antiga de Portugal’ irradiam alegria e espontaneidade popular

Feiras Novas alegram Ponte de Lima

Feiras Novas alegram Ponte de Lima

Pub

 

 

As Feiras Novas de Ponte de Lima são uma referência nacional, atraindo todos os anos, milhares de visitantes oriundos de todo o país para uma das maiores festas populares do Minho. Este ano, depois da ausência forçada, estão de regresso entre os dias 7 e 12 de setembro, com um programa que promete a habitual animação.

‘Para manter viva esta Romaria de Noite e Dia são necessários a energia das nossas gentes mas também um programa muito completo’, refere o presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz. Afinal estas festas irradiam alegria e a espontaneidade popular e, por toda a vila, as rusgas, as concertinas, os cantares ao desafio, o folclore e a gastronomia transformam a romaria num acontecimento singular e, porventura, inesquecível.

Feiras Novas, romaria com programa inesquecível

A festa começa com a habitual arruada de concertinas pelas ruas da ‘vila mais antiga de Portugal‘, na quarta-feira, e depois prossegue com apresentação de livros – “Uma Vida ao Desafio – Homenagem a Zé Cachadinha” – e muitos concertos por bandas de música, agrupamentos de fado, tunas, cantares ao desafio, o desfile de zé pereiras, gaiteiros, gigantones e cabeçudos, a Music Fest: “Viva as Feiras Novas”, esta última para animar gente mais nova, que terá lugar na sexta-feira, dia 9, e no sábado, dia 10, até bem de madrugada, bem como o baile de encerramento desta edição.

Em Feira Nova que se preze e é Feira a valer – e esta romaria vai quase nos 200 anos de antiguidade – não poderia obviamente deixar de acontecer o indispensável Concurso e Cortejo Pecuário, o Cortejo Etnográfico e o Cortejo Histórico pelas ruas de Ponte de Lima, havendo ainda lugar a um Concurso Nacional de Equinos de Raça Garrana. Festa de todos e para todos, para lá do Festival Limiano de Folclore, a Feira Franca de Ponte de Lima conta ainda com uma Tourada que abrilhantará as festas locais.

Por último, refira-se que o habitual fogo-de-artifício não deixará de iluminar os céus e abrilhantar o regresso das Feiras Novas em 2022.

feiras novas - festa popular - tradição - ponte de lima - minho - portugal - vila - romaria - programa - cortejo - concertos - animação - comércio

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Fogo-de-artifício: cor e forma que ilumina o céu

 

Pub

Categorias: Agenda, Ponte de Lima, Romaria

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.