Numa organização dos Amigos da Montanha, de Barcelos, foram mais de mil e duzentos os betetistas que se inscreveram para partir da Avenida da Liberdade, sobre as suas bicicletas todo o terreno, neste domingo, 6 de março, para percorrer o Trilho dos Moinhos de Barcelos, classificado pelos próprios atletas como sendo de “paisagens fantásticas e singletracks espetaculares”.
Os adjetivos foram-se repetindo à medida que os betetistas cruzavam a linha de meta. O bom tempo deu, uma vez mais, uma ajuda à festa, proporcionando uma bela manhã para a prática desportiva do ciclismo todo o terreno. O trajeto escolhido para a edição de 2022 fez jus ao nome, podendo encontrar-se várias azenhas pelo caminho, devidamente assinaladas pelos Amigos da Montanha com placas informativas relativas aos seus nomes.
Trilho dos Moinhos percorre uma dúzia de freguesias do concelho de Barcelos
A 15.ª edição do Ledechem Trilho dos Moinhos coloriu o Centro de Barcelos e os trilhos que percorreram uma dúzia de freguesias do concelho.
Antes da partida, um momento simbólico partilhado por todos os betetistas para lembrar a desejada paz na Ucrânia. A salva de palmas registou-se após a leitura do juramento da ética por um dos atletas em representação de todos os outros, lembrando os valores desportivos de que a paz é, necessariamente, um sinónimo. Recorde-se que os Amigos da Montanha são uma entidade certificada com a Bandeira da Ética.
Para além dos moinhos e dos recantos descobertos pela equipa de trabalho no terreno ao longo de meses, destaque para a passagem do rio construída pelos Amigos da Montanha na freguesia de Perelhal e para os abastecimentos que os participantes sempre realçam. O percurso era rolante e sem dificuldades acrescidas para os betetistas, com 42,890 km de desnível positivo.
Miguel Costa Sousa da Mouquim Bike Team foi primeiro entre os primeiros
Na hora de cruzar a meta, a luta pelo primeiro lugar dos três betetistas da frente foi ao sprint, com Miguel Costa Sousa (Mouquim Bike Team) a passar primeiro a roda na linha por escassas centésimas de segundos. Seguiu-se o seu colega de equipa Carlos Paredes e Nelson Sousa (Team Bike Brothers), registando todos a marca de 01:31:19. Os atletas Masters A repetiram o pódio do escalão.
No setor feminino, o pódio da geral e de Masters A foi também o mesmo, registando o triunfo de Ângela Santos (A.R.Paradela/SharksBikeTeam Trofa) com o tempo de 2:18:15, seguida de Maria das Dores Santos (Fly) com 2:21:31 e Márcia Silva (BTT Margens do Cávado) com 2:21:39.
Nas elites masculinas o pódio foi ocupado por Tiago Costa (Team Bike Brothers), Arménio Fonseca (Proteu Cycling Team – Casa do Povo da Retorta) e João Paulo Carneiro (Mouquim Bike Team). No lado feminino, Jessica Lima (Love Biker’s by Milho D’Oiro Race Team) foi a vencedora, seguida de Tânia Almeida (Biciborgas) e Melissa Sobral (individual).
Na categoria Master B Masculino, vitória para Carlos Brito (ind), seguido de Miguel Ribeiro (Centro Social Bonitos Amorim) e Sérgio Moreira (ind). Em Master C, o pódio recebeu Vasco Gomes (Olivtec/Golden Project / 3 Via/ Dot Com), Joaquim Baptista (Grupo CCR-AP Motors Lobos Averomar Cycling Team) e Manuel Costa (Spac BTT). O pódio de Master D foi preenchido por José Luís Lopes (BTT Braguinhas/Padim da Graça), Óscar Sousa (LaSalle Sports Team) e António Figueiredo (ind).
Trilho dos Moinhos, uma das provas mais populares na região Norte
Destaque para a presença no Trilho dos Moinhos de equipas com grande número de atletas nesta prova-passeio que privilegia o convívio e o lazer. Com 17 elementos estiveram a A. R. Paradela / Sharks Bike Team Trofa e também a BTT Braguinhas/Padim da Graça. Com 16 atletas cada, participaram a BTT Margens do Cávado, a Escola Secundária de Barcelinhos e a PTT Gaia.
Duatlo Famalicão regressa à Devesa pela mão dos Amigos do Pedal
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: 0) OFB; 1) UM
Imagem: Eugene Mykulyak / Unsplash
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Visite também os nossos anunciantes.
Gratos pela sua colaboração.
Frente Atlântica une-se para fortalecer apoio aos ucranianos