estados unidos - américa - norte-americano - marca - produto - bebida - refrigerante - consumo - símbolo - john pemberton

Coca-Cola: a bebida que veio da América

 

 

A história da Coca-Cola, a bebida que nasceu na América e invadiu o mundo inteiro tornando-se um símbolo daquele país, começa com a chegada do farmacêutico John Pemberton à cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, logo após a guerra civil americana, conhecida por Guerra da Secessão. Tinha sido um combatente e estava disposto a mudar de vida. Procurava nova clientela que comprasse as suas ideias e os seus medicamentos. Por não ter sucesso com vendas, acaba por se tornar sócio de Frank Robinson.

Em 1884 foi lançada a bebida alcoólica chamada “Pemberton’s French Wine Coca”. Ainda muito longe do símbolo da sociedade de consumo em que se tornaria e continua a representar, anunciada como bebida intelectual, revigorante para o cérebro e tónica para os nervos, a Coca-cola era, inicialmente, uma mistura de folhas de coca, grãos de noz-de-cola e álcool. Contudo, o puritanismo da América afastava a clientela.

Novos padrões de consumo

Naquela época, na América, existiam os chamados ‘pontos de vendas’, lugares onde as pessoas iam após as compras, para se reunirem, para comer gelados e beber xaropes misturados com água carbonada com os mais diferentes sabores e que, possivelmente, acabaram por dar ideias para a produção deste novo produto.

Tentando encaixar- se neste novo padrão de consumo norte-americano, John Pemberton passou meses na cave da sua casa em Atlanta, a misturar ingredientes a água carbonatada para fazer um xarope e enviando amostras para a “Jacob’s Pharmacy” no sentido de testar a opinião dos clientes. Somente mais tarde é vendida a primeira bebida conhecida como Coca-Cola, nome posteriormente atribuído por Frank Robinson, que utilizou a sua própria caligrafia para fazer o logotipo.

A grande expansão

O produto final da Coca-cola original era um xarope com água carbonatada servida em copos no momento em que era pedida. Esta bebida tornou-se muito popular na América, pois identificava os gostos americanos e o seu estilo de vida. Em 1929, a Coca-cola lança uma caixa de metal que a conservava gelada nos postos de vendas, chamada de “open-top cooler”. Foi um must!

Mas o verdadeiro boom da Coca-Cola acontece apenas em 1931, quando a empresa norte-americana encomenda uma série de quadros a Haddom Sundblom, representando a imagem do Pai Natal para usar em publicidade. A figura torna-se, então, a identidade da marca.

estados unidos - américa - norte-americano - marca - produto - bebida - refrigerante - consumo - símbolo - john pemberton

Coca-cola, um símbolo norte-americano espalhado por todo o mundo

O refrigerante acabou por ser um símbolo patriótico e era enviado às tropas norte-americanas durante a II Guerra Mundial.

estados unidos - américa - norte-americano - marca - produto - bebida - refrigerante - consumo - símbolo

Hoje em dia, a marca Coca-Cola é conhecida de todos e vendida no mundo inteiro. Mesmo que sejam acusados de usarem açúcar em excesso e provocar obesidade, sobretudo nas crianças americanas, a sua venda nunca foi um problema, apesar de algumas rivalidades. Todos os anos os anúncios à bebida inventada por John Pemberton variam, mas a bebida é sempre a mesma. Imagens muito apelativas aliadas a músicas simples, completam o ramalhete da publicidade.

Rússia: 3 sugestões de leitura para entender a nova Guerra Fria

JYSK Portugal - Vila Nova de Famalicão - Lagoa - Atlantic Park - Decoração - Têxteis-lar - Casa - Habitação - Loja - Residência - Morada - conforto - bem-estar - JYSK - JYSK Portugal - Vila Nova de Famalicão - loja - estabelecimento comercial - atlantic park - decoração - têxteis-lar, colchões - roupa de cama - roupa de banho - mobiliário - conceito - 3.0 - hygge - bem-estar - conforto - tranquilidade - preço - desconto - reabertura - investimento - postos de trabalho

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão - comunidade

Maluda, síntese geometrizante da paisagem urbana de Lisboa

Sarah Affonso, pintora do Minho e da família

Imagens: 0) Kriztian Matias / Unsplash, 1) Haddon Sundblom/The Evening Saturday Post

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

Tenho um sonho, mas talvez não o possa realizar

Impérios, nações, religiões

Deixe um comentário