Tecnologia | Partteam & Oemkiosks inova com desinfeção automática através de luz ultravioleta nos Mupis Digitais

Tecnologia | Partteam & Oemkiosks inova com desinfeção automática através de luz ultravioleta nos Mupis Digitais

Pub

 

 

Sempre na vanguarda da tecnologia e da inovação, e atendendo à crise de saúde global que estamos a enfrentar no quotidiano devido à pandemia de Covid-19, a PARTTEAM & OEMKIOSKS inova agora, uma vez mais, ao lançar a desinfeção automática com sistemas de luz ultravioleta nos Mupis Digitais.

Este seguro e poderoso sistema de desinfeção elimina os vírus e os germes do vidro do Mupi Digital. O modelo Avenuxys – que foi desenvolvido especialmente para divulgação de conteúdos e para uma interação dinâmica, podendo suportar displays de grandes dimensões, assim como uma webcam móvel – beneficia do novo sistema. Este sistema de desinfeção irá, de qualquer dos modos, ser implementado e adaptado noutros modelos de quiosques. O que acontece no modelo Avenuxys, em específico, é o facto de apresentar uma barra vertical deslizanteslide2bar -, que terá um sistema de raios ultravioleta que passará pelo monitor de forma automática, desinfetando assim o display.

A radiação ultravioleta é aplicável em diversas áreas da engenharia (e não só), principalmente na desinfeção de líquidos e superfícies. Esta técnica de desinfeção com luz ultravioleta já é usada há mais de um século para esterilização de hospitais, equipamentos de laboratório, aviões, escritórios, fábricas e água. Devido à sua eficácia, pode também ser usada em lares, escolas, edifícios governamentais e hotéis.

Esta radiação elimina vírus, bactérias e outros microrganismos, pois consegue penetrar nas células dos mesmos e no seu ADN. Os raios ultravioleta podem também danificar os aminoácidos e as proteínas que protegem o vírus e que permitem que ele se relacione e infete uma outra célula.

Para lá da eficácia, este sistema de desinfeção é muito rápido de aplicar. Na China, por exemplo, os autocarros já estão a ser esterilizados com esta tecnologia, de forma rápida e eficiente. Aliás, o tempo requerido para imunizar um autocarro diminuiu de 30 a 40 minutos para apenas 5 a 7 minutos. Agora, esta tecnologia já está a começar a ser testada, inclusivamente, na esterilização de equipamentos de proteção pessoal, como máscaras e fardas.

Como atua a radiação ultravioleta?

A radiação ultravioleta diz respeito à fração do espectro eletromagnético que inclui os comprimentos de onda abaixo da luz visível. Esta fração encontra-se subdividida em três tipos: UV-A, UV-B e UV-C.

Tendo em conta o tipo de radiação UV que é emitida, são vários os danos biológicos que podem daí advir. A radiação UV-A pode provocar alterações na pele, causando o seu envelhecimento.

Já a radiação UV-B, além de atuar igualmente no envelhecimento da pele, é responsável por causar mutações genéticas que levam ao desenvolvimento de cancro de pele.

Por fim, a radiação UV-C – por ter o menor comprimento de onda e, consequentemente, mais energia – é considerada a mais destruidora, ou seja, a que abrange a faixa germicida. Segundo um relatório divulgado pela Illuminating Engineering Society (IES), esta é a radiação mais eficaz na desinfeção.

Neste sentido, a desinfeção por radiação UV-C melhora a eficiência da desinfeção manual, mais concretamente em ambientes hospitalares. Este sistema tem sido considerado uma tecnologia eficaz para diminuir a contaminação e o potencial de infeção, estando também provado que inativa até 99,9% dos vírus, bactérias e fungos dos ambientes.

Além disso, a radiação UV-C tem algumas vantagens que devem ser salientadas. Este tipo de sistemas de desinfeção utiliza lâmpadas que emitem doses baixas e contínuas de luz ultravioleta, capaz de matar vírus e bactérias sem prejudicar a pele, olhos e outros tecidos humanos. Testes realizados demonstraram que bactérias e agentes patogénicos não resistem a esta radiação e que a mesma pode, inclusive, substituir produtos químicos potencialmente perigosos. Também a maioria dos sistemas UV-C é fácil de usar e muitos já possuem controlo remoto, como é o caso dos robots de desinfeção que começam a ser utilizados nos hospitais. Outros sistemas apresentam, por sua vez, mobilidade ou portabilidade, pelo que podem ser deslocados facilmente de sala em sala para serem utilizados em variadas instalações ou departamentos.

Atualmente, os investigadores estão a realizar os testes no novo coronavírus, sendo os resultados iniciais animadores.

Fonte e Imagens: P&O

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

Pub

Categorias: Economia

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.