Sustentabilidade | Município de Santo Tirso promove reciclagem de óleos usados

Sustentabilidade | Município de Santo Tirso promove reciclagem de óleos usados

Pub

 

Num primeiro passo rumo ao aproveitamento circular dos óleos alimentares, a Câmara Municipal de Santo Tirso está a dotar o Município de equipamento adequado para a deposição de óleos alimentares usados. Ao todo são 29 oleões espalhados pelas freguesias do concelho, com o objetivo de promover a reciclagem.

 

 

No total, 29 oleões estão a ser instalados nas freguesias do concelho como forma de incentivo ao depósito de óleos alimentares usados. O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, explica tratar-se de uma medida para proteger o ambiente. “Cabe-nos a todos agir em prol da sustentabilidade, esta é mais uma medida que implementamos no âmbito da reciclagem, em concreto de forma a evitarmos que cursos de água e solos sejam contaminados. Mas é importante lembrar que para resultar é preciso que todos façam a sua parte”, refere. Espera-se que a autarquia venha a generalizar estes pontos de recolha, uma vez que a proximidade em relação à morada do utilizador é um ponto forte para o sucesso deste tipo de iniciativas.

A importância de um pequeno gesto

Estima-se que um litro de óleo alimentar usado possa poluir um milhão de litros de água se não for encaminhado para o tratamento adequado. O óleo alimentar e azeite usados devem ser colocados, frios, em garrafas de plástico limpas e deixados nos oleões espalhados pelo Município. Posteriormente serão reciclados e utilizados para a produção de biodiesel, um combustível considerado importante na redução das emissões de dióxido de carbono.

 

Fonte e Imagem: Município de Santo Tirso

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.