Vila Nova de Famalicão

Inclusão | Famalicão assinala Dia da Pessoa com Deficiência com novo Centro de Capacitação e Formação e Envolv’Arte

Inclusão | Famalicão assinala Dia da Pessoa com Deficiência com novo Centro de Capacitação e Formação e Envolv’Arte

 

 

 

Em Vila Nova de Famalicão, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de Dezembro, foi assinalado com a inauguração de uma estrutura física da ACIP – Ave Cooperativa de Intervenção Psico-Social de Vila Nova de Famalicão, em Brufe, e com o espetáculo Envolv’Arte, do INAC, na Casa das Artes.

 

 

ACIP inaugura Centro de Cpacitação e Formação

Este foi um dia “único e importante” na sua história. A nova estrutura da ACIP está instalada em Brufe, na antiga Escola Primária do Castanhal, cujas instalações foram cedidas pelo Município de Famalicão em direito de superfície.

O presidente da instituição, Francisco Lima, fala “num projeto ímpar e num sonho tornado realidade” e explica que aqui ficarão centralizados todos os serviços prestados pelo Departamento de Formação da ACIP e um conjunto de outros serviços especializados na inclusão social e profissional, “aproximando jovens e adultos com deficiência do mercado de trabalho”.

O presidente da autarquia famalicense, Paulo Cunha, marcou presença na cerimónia e realçou o “percurso notável” da ACIP, que considerou ser “um elemento muito forte nas políticas municipais de apoio a esta franja da sociedade”.

Sobre a nova valência da ACIP, Paulo Cunha felicitou ainda a instituição por apresentar no terreno uma resposta qualificada. “Capacitar e formar é o melhor que podemos fazer para que os nossos jovens e adultos possam ser autónomos e cidadãos de pleno direito. Hoje, o concelho de Vila Nova de Famalicão está melhor preparado para vencer esta circunstância, conviver com ela e, acima de tudo, criar condições no terreno para que a possamos superar”, disse.

No total, o novo Centro de Capacitação e Formação da ACIP implicou um investimento total de cerca de 130 mil euros, dos quais 30 mil foram concedidos pela Câmara Municipal e outros 30 através das verbas angariadas pela ACIP na campanha do Pirilampo Mágico.

Recorde-se que a ACIP nasceu a 4 de maio de 1999, com a missão de promover a qualidade de vida das pessoas com deficiência/incapacidade.

Envolv’Arte apresenta ‘Um por Todos’

O nervoso miudinho que lhe assalta o espírito não retira a Bruno Silvério, de 27 anos, utente da ACIP – Ave Cooperativa Intervenção Psico-Social -, o enorme sorriso do rosto, muito pelo contrário, sorri, abraça e gesticula descontraidamente. Bruno preparava-se para subir ao palco da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, para o espetáculo “Um por Todos” que resulta do projeto Envolv’arte, promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em parceria com o INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo e várias instituições sociais do concelho.

“Toca uma música e nós entramos, damos umas cambalhotas no colchão, lutamos uns com os outros mas sem lutar a sério e seguimos a fazer outras coisas”, explica Bruno, muito entusiasmado com o espetáculo. “Temos muita gente a assistir e vai ser muito giro”, acrescenta ainda salientando que gostou muito de participar neste projeto.

O projeto envolveu ao todo meia centena de jovens e adultos famalicenses, portadores de deficiência, ao longo de meses, e culminou esta terça-feira com um espetáculo de circo único, carregado de simbolismo e magia.

Desde o passado mês de maio que, todas as quartas-feiras, decorreram os ensaios nas instalações do INAC, sitas no Lago Discount, em Ribeirão. Superação, partilha, descoberta e surpresa foram os conceitos associados ao espetáculo que conquistou por completo a atenção e o coração do público do primeiro ao último minuto.

 

Fonte: Município de Famalicão

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é uma publicação gratuita para os leitores e sempre será.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbankimg.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

 

 

Pub

Categorias: Arte, Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.