Reforço da participação democrática

OPJ | Trofa abre candidaturas ao Orçamento Participativo Jovem

OPJ | Trofa abre candidaturas ao Orçamento Participativo Jovem

Pub

 

 

A Trofa abriu as candidaturas à edição de 2019 do Orçamento Participativo Jovem. Assim, o desafio está lançado aos jovens locais. “Se tens entre 10 e 30 anos, resides ou estudas no concelho e tens um projeto de cidadania que gostarias de ver em prática, podes apresentar a tua proposta até ao próximo dia 31 de outubro”, refere o Município trofense na nota de abertura.

 

 

Convidar os jovens do concelho a apresentar as suas opiniões e contributos, apelando simultaneamente à prática de um espírito democrático, é o objetivo do Orçamento Participativo Jovem da Trofa. A edição de 2019 já está em marcha e possibilitará aos projetos mais votados a concretização das suas propostas, graças ao apoio da Câmara Municipal.

“O Orçamento Participativo Jovem é uma iniciativa que continua a ser uma aposta no nosso Município. É um convite direto à promoção do desenvolvimento social e da cidadania dos jovens, bem como ao aprofundamento do diálogo entre eleitos municipais e esta faixa etária. Este convite para que apresentem o seu projeto, e de certa forma deixem a sua marca na história da Trofa, é um reforço importante da participação democrática concelhia”, destaca o Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto.

Até dia 31 de outubro, os jovens que residem, estudem e trabalhem na Trofa, ou sejam membros de uma associação do concelho, e que tenham entre os 10 e os 30 anos, podem apresentar as suas propostas. A participação pode ser feita a título individual ou em grupo.

Os projetos devem ser apresentados através do preenchimento da Ficha de Apresentação do Projeto disponível no sítio do Município  e posteriormente enviada para o e-mail opjdatrofa@mun-trofa.pt. As propostas serão sujeitas a votação na Assembleia Municipal Jovem, no dia 7 de dezembro.

De recordar que já foram implementados no Concelho vários projetos propostos e escolhidos pelos jovens em sede do Orçamento Participativo Jovem da Trofa, como são: o Circuito Desportivo de Bairros, o Laboratório de Ciências da EB2/3 Napoleão Sousa Marques, as Bibliotecas Escolares das EB1 de Paradela e de Lagoa, o Circuito Desportivo da Escola Básica de Castro, a Sala de Tecnologias da Informação de Cerro, a dotação do Salão Paroquial do Muro com equipamento de som e luz, o SkatePark da Alameda da Estação, o projeto Estudar na Napoleão é Bom, de investimento na Biblioteca e espaços de convívio, a Orquestra Percutindo Trofa, a criação de ATL no JI de Giesta, ainda o projeto Equipar o Concelho para o Basquetebol e a construção do Parque Infantil da EB1/JI de Estação, e para breve está a concretização dos projetos ‘Acesso+ de mobilidade inclusiva‘ (concelhio) e “Artes de Palco na Escola Secundária da Trofa” (escolar).

O Orçamento Participativo Jovem dispõe, anualmente, de uma verba disponível de 25 mil euros, dos quais 17 500 euros são de âmbito geral e 7 500 euros de âmbito escolar.

 

Imagens: (0) Município da Trofa, (1) Percutindo Trofa

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede. Só o conseguiremos fazer com capacidade financeira.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo.

MBWay: 919983484

Multibanco ou Netbanking:

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.