Mais de mil alunos das escolas do Concelho participaram na edição 2022 do ‘Florestar Braga’, um programa de sensibilização ambiental que o respetivo Município promove desde há oito anos. Assim, ao longo da semana, foram desenvolvidas uma série de actividades que terminaram na manhã deste sábado, 26 de novembro, com a realização de uma sessão de plogging e replantação de arvoredo no Monte Picoto.
Entre os pontos altos do programa ‘Florestar Braga’ estiveram a realização de sessões de plogging no Monte Picoto – com uma das quais a edição deste ano terminou na manhã deste Sábado, 26 de Novembro, e a plantação de árvores autóctones em diversos locais do território.
A Escola Europeia de Ensino Profissional que, tal como a ASPEA – Associação Portuguesa de Ensino Ambiental, participou nesta atividade desenvolvida no âmbito do Projeto Eco-Escolas e aberta ao público em geral, mostrou-se feliz por conseguir ‘valorizar o Picoto como um parque de floresta originária, transformando-o no maior parque urbano de floresta autóctone do país’.
Densificar arvoredo na Cidade de Braga
Na Quarta-feira, 23 de Novembro, Dia Mundial da Floresta Autóctone, um grupo de alunos da Profitecla e da EB1 da Quinta da Veiga participou na plantação de árvores autóctones numa urbanização situada na Freguesia de S. Vicente.
A Câmara Municipal de Braga pretende criar microflorestas em algumas zonas da Cidade, destaca Altino Bessa, vereador do Ambiente. “O objectivo é densificar em termos de arvoredo algumas zonas, criando barreiras por causa do ruído e da qualidade do ar”. Para lá da urbanização situada junto à Avenida António Macedo, em S. Vicente, estas microflorestas serão criadas na Rua de S. Martinho, na Avenida Miguel Torga, na Avenida de S. Martinho e na Rua José António Cruz.
‘Florestar Braga’ conta com participação alargada da comunidade bracarense
O vereador do Ambiente salientou que o “Florestar Braga” conta este ano com o envolvimento de 47 entidades, entre associações, IPSS, empresas e Juntas de Freguesia, a quem foram oferecidos árvores e arbustos que serão plantados nos referidos espaços do território da autarquia bracarense.
Exposição itinerante ‘Florestar Braga 2022’ irá percorrer 13 escolas do Concelho
O programa do “Florestar Braga 2022” inclui ainda uma exposição itinerante que, até Fevereiro do próximo ano, irá percorrer 13 escolas do Concelho, deste modo reforçando a natureza educativa do evento. A exposição, disponibilizada pela ABAE, pretende ajudar os alunos a conhecer as árvores nativas de Portugal.
Registe-se ainda que, em simultâneo, o Município de Braga assinala a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos que inclui, entre outras iniciativas, a realização de oficinas, campanhas de sensibilização e mesas-redondas.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: 0, 1) EEEP 2, 3) MBRG