PS Guimarães quer qualificar e valorizar ACES Alto Ave

PS Guimarães quer qualificar e valorizar ACES Alto Ave

Pub

 

 

Ricardo Costa, presidente do PS Guimarães, manifestou o empenho do Secretariado local do Partido Socialista no sentido da valorização e qualificação dos cuidados de saúde primários, mais ainda num momento de responsabilização parcial dos municípios para com estas responsabilidade públicas. A preocupação foi demonstrada em reunião decorrida esta sexta-feira, 25 de novembro, em reunião com a Direção Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Alto Ave, entidade que abrange os cuidados de saúde primários dos municípios de Guimarães, Vizela e da região de Terras de Basto.

Esta reunião do PS Guimarães com o diretor executivo do ACES do Alto Ave, José   Novais de Carvalho, e pelo presidente do Conselho Clínico e de Saúde, António Almeida Miguelote Castro, integrada num ciclo de levantamento, auscultação e estudo temático do núcleo vimaranense do Partido Socialista sobre a Saúde, permitiu uma análise em profundidade das capacidades, dificuldades e valências da estrutura coordenadora das 44 unidades de saúde de cuidados primários na região. Estas estruturas são responsáveis por prestar cuidados de saúde familiar a quase 300 mil pessoas, para o que empregam mais de 70 profissionais e contam com um orçamento global de mais de 84 milhões de euros. Aproveitando a ocasião de balanço, o PS Guimarães alerta para a necessidade de o Estado Central compensar os municípios com o correspondente envelope orçamental indispensável à manutenção dos edifícios onde estas unidades se encontram albergadas, pelos quais as autarquias são responsáveis por via da municipalização parcial resultante da descentralização de competências.

PS Guimarães irá propor soluções para problemas com que ACES Alto Ave se confronta

Segundo o PS Guimarães, saídos de uma situação de pandemia que colocou sob forte pressão os serviços de cuidados primários de saúde, tornou-se especialmente claro como os serviços prestados às populações têm sabido corresponder não só às situações de doença da população, mas também às inúmeras responsabilidades preventivas, profiláticas e sociais, que permitem considerar os cuidados de saúde primária portugueses, e do ACES Alto Ave em particular, serviços de enorme qualidade, ainda que no meio de transformações demográficas, sociais, tecnológicas e organizacionais crescentemente complexas.

Em particular, nesta reunião foram analisadas as diversas questões que, no âmbito do ACES Alto Ave, exigem novas respostas de coordenação e articulação entre os agrupamentos de centros de saúde e os serviços hospitalares, bem como as respetivas carreiras dos profissionais de saúde ou as complexidades organizacionais das unidades de saúde, tendo em vista a resposta às exigências crescentes de qualidade dos serviços bem como da necessidade de participação dos cidadãos na própria gestão e defesa do Serviço Nacional de Saúde.

Comprometendo-se a apresentar um diagnóstico e propostas de soluções para as várias contingências e problemas com que a ACES Alto Ave se confronta, Ricardo Costa deu ainda conta da continuação deste processo de auscultação e do desenvolvimento, a breve prazo, de um conjunto de debates sobre o universo da saúde pública em Guimarães.

ps - partido socialista - reunião - aces - guimarães - saúde - sns - vimaranenses - cuidados de saúde primários - sns - saúde pública

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão - braga - plogging - reflorestar braga - árvores - arvoredo - arbustos - escolas - alunos - floresta - monte picoto - guimarães - política - partido scocislaista - ps - ricardo costa - saúde - aces alto ave

Imagens: PS

Vimágua com água exemplar para consumo humano

‘Carnes e Caldos’ leva sabores de outono a Guimarães

‘O lugar do Natal’ é Famalicão

Em busca de um partido socialista

O Partido Socialista e o Estado Social

Como nos libertamos do liberalismo?

Pub

Categorias: Guimarães, Política, Saúde

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.