Até onde irá a Seleção de Todos os Portugueses!?

Pub

 

 

É hoje o dia! É hoje o dia do Futebol Total. Domingo, 20 de novembro, é o dia um do Campeonato Mundial de Futebol Qatar2022.

A Cerimónia de abertura do Mundial mais polémico de sempre acontece este Domingo, 20 novembro, pelas 16 horas. Por várias questões, especialmente as de natureza humanitária. A FIFA que o diga!…

Se disserem um dia aos seus mais novos que num certo Mundial que se desenrolou no Médio Oriente a sua realização implicou a morte de milhares e milhares de homens que estiveram na construção de 8 estádios e demais infraestruturas os vossos miúdos irão questionar como foi possível e qual a razão para uma catástrofe humana dessa dimensão.

A Catástrofe poderia ser evitada pois a resposta é simples: Milhões de €uros – Rios de Dinheiro!

Não vale tudo!

E o Futebol não é excepção à regra.

Existindo tantos países com todos os estádios e infraestruturas indispensáveis, qual a razão de o Mundial Qatar2022 se desenrolar num país tão pequeno e tão pouco afamado no Mundo futebolístico como este?

‘Até onde irá a nossa Seleção Nacional!?’

Seria muito excesso de confiança dizer que a Seleção Nacional irá ser Campeã Mundial em 2022.

Esta é uma visão de adepto patriótico e não é essa visão que pretendemos transmitir na análise à nossa Seleção Portuguesa.

É verdade que temos uma Super Seleção. Para algumas figuras do futebol português, esta é mesmo a melhor de sempre em talento. Mas pela nossa parte, não estamos tão certos ou seguros de que assim seja.

A aclamada ‘Geração de Ouro’ era absolutamente genial e os melhores jogaram ao mais alto nível, seja em Portugal ou além fronteiras durante muito tempo.

Realizou grandes prodígios que marcaram várias gerações de adeptos do futebol.

Mas que a actual é uma das seleções mais talentosas, isso é uma evidência em que todos se revêem. O Futuro desta geração de talentos o dirá.

‘Bamos Lá Cambada’!

Na verdade, há vários casos que colocam em questão a possibilidade de Portugal ir longe neste Mundial Qatar2022.

Desde logo no eixo defensivo. Pepe indicia estar numa fase natural de menor fulgor físico. A sua presença neste Mundial é inquestionável. E se Pepe pouco jogar neste Mundial Qatar2022!?

Ao contrário do alarido que muitos portugueses fazem em consonância com vários Einstein do comentário futebolístico português, estamos em crer que se o problema é a liderança e voz de comando que Pepe foi e ainda continua a ser, a solução está ao aí ao ‘virar da esquina’: António Silva. O Jovem português têm uma liderança incrível para um futebolista com a sua idade. E joga de ‘cadeirinha’ na nossa seleção nacional.

Há também Rúben Dias que é o melhor defesa central de um dos candidatos mais sérios a vencer a Premier League e a Liga dos Campeões todas as épocas. Foi considerado tão somente o melhor defesa central da Premier League na sua primeira temporada em ‘Terras de Sua Majestade’.

Não falta liderança na defensiva portuguesa.

‘Quem me dera ter dores de cabeça como as do Selecionador Fernando Santos’

As Laterais são compostas por: Raphael Guerreiro, Nuno Mendes, Diogo Dalot e João Cancelo, que é um dos cinco melhores defesas laterais do Mundo pelo Man. City.

Qual deles o melhor!?

Para se ter uma ideia: Diogo Dalot não é um titularíssimo no Man. United que é umas das ‘big six’ da Premier League.

Mas é um regalo vê-lo a jogar – ‘até dá gosto!’.

Meio-campo ‘todo o terreno’

Há ainda opções defensivas, como William Carvalho, que Fernando Santos gosta de colocar ligeiramente mais subido no terreno.

A sua ‘falsa lentidão’ e a maneira ‘truculenta’ de tratar o esférico faz prender os adversários na ‘teia centro-campista tática nacional’ e que faz a circulação de bola ser eficaz ao nível das melhores seleções mundiais.

De entre todos, João Palhinha é o médio mais defensivo e irá ser provavelmente útil em diversos jogos.

A equipa dispõe ainda de médios de transição de máxima categoria como Rúben Neves, Matheus Nunes, Vitinha e Bruno Fernandes.

Depois, outros ‘Criativos de Luxo’, como Otávio, João Mário, João Félix, Bernardo Silva, bem como Ricardo Horta que certamente terá também as suas oportunidades.

Finalmente existem ‘pontas-de-lança Portugueses’

Até este Mundial, Portugal não conseguia formar pontas-de-lança para a nossa Seleção Nacional.

Naturalmente Cristiano Ronaldo é ‘Dono & Senhor’ da posição, uma vez que é a grande referência de Portugal para a marcação de golos.

Mas para esta edição do Mundial Qatar2022 pode-se também contar com Gonçalo Ramos, André Silva ou até Vitinha, do SC Braga, um excepcional ponta-de-lança para o futuro da ‘equipa das Quinas’.

‘Siiii’!

Este Mundial Qatar2022 tem outro aliciante para lá da própria competição.

É o último Mundial e o quinto para C. Ronaldo. Será também o último para Lionel Messi.

C. Ronaldo está preparado física e emocionalmente para este Mundial Qatar2022, como referiu na última entrevista a Piers Morgan para os media ingleses.

Imagine-se uma final entre Portugal e Argentina com o que será talvez o último duelo Cristiano Ronaldo versus Lionel Messi. Seria Épico!

‘Ganhar – uma Questão de Meritocracia!’

Portugal tem tudo para ir longe neste Mundial do Qatar2022.

Terá que jogar para tal e o ganhar é uma questão de ‘Meritocracia’, embora todos saibamos que nas fases finais, nos ‘mata-mata’ entre seleções, tudo pode acontecer.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Pub

Categorias: Desporto, Futebol

Acerca do Autor

Francisco Oliveira

Viciado em Imprensa Futebolística desde miúdo, época em que devorava Jornais & Revistas Futebolísticas. Desfruta da Escrita Futebolística desde que começou a escrever para a Página Só nas 4 Linhas na temporada 2018/19. Criador & Pensador da Página Culto Futebolístico nos tempos livres (como sempre!).

Comente este artigo

Only registered users can comment.