Os SER – Saber, Educar e Realizar são um novo grupo juvenil de Vila Nova de Famalicão dedicado às causas da Educação Não Formal e Desenvolvimento Sustentável. Apresentam-se à comunidade através do seu primeiro projeto internacional apoiado pelo Programa Erasmus +, o Alternative Network. No lançamento deste projeto colaboraram ainda a PASEC, o Município de Famalicão e vários parceiros internacionais.
O Alternative Network pretende envolver os jovens com poucas oportunidades, nomeadamente os desempregados, na estratégia global de levar à prática os novos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030). Assim, pretendendo dar resposta a dois ODS 2030 – o objetivo 4, que pretende assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e o objetivo 8 que pretende promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos – dezenas de jovens aprendizes puseram em prática os seus poderes ao serviço da comunidade, revelaram talentos escondidos e estreitaram a sua relação com a natureza.
Capacitar para participação cidadã jovens trabalhadores em situação de precariedade e jovens desempregados de longa-duração
Tendo em conta os referidos dois ODS, o AN – Alternative Network pretende promover um novo modelo de Pedagogia Participativa e Colaborativa como forma de capacitar para a participação cidadã os jovens trabalhadores em situação de precariedade e jovens desempregados de longa-duração que, devido à desregulação do mercado de trabalho, se encontram completamente afastados das plataformas de participação e envolvimento juvenil no campo político, social e comunitário. Noutro quadrante, pretende capacitar os Técnicos de Juventude e Agentes Educativos que trabalham com estes jovens ao nível deste novo modelo pedagógico centrado nos indicadores FIB (Felicidade Interna Bruta) tendo como ponto de partida a Quarta Revolução Industrial.
Recentrar processo de desenvolvimento psicossocial
Segundo as palavras do Coordenador do Grupo, Pedro Inocêncio, “o modelo que preconizamos e idealizamos passa por cima dos indicadores convencionais e recentra o processo de desenvolvimento psicossocial na realidade concreta do jovem, sem, no entanto, descurar o mercado de trabalho global assente na competitividade, na produtividade e meritocracia”.
O projeto centra a sua ação em duas mobilidades internacionais. A primeira teve lugar em Varese, na Itália, bem como na região da Lombardia. Em Portugal o projeto centra atenções no Vale do Ave, no Gerês e na Covilhã.
A primeira mobilidade foi dedicada a Técnicos de Juventude e teve como designação Survival Camp – Alternative Network. Na ação inicial viveram-se dias de aventura que serviram para testar as capacidades dos jovens delegados que apresentaram as suas ideias, a sua forma de ver a mudança e os projetos que pretendem desenvolver na sua comunidade. Os temas de fundo foram “A Vocação”, “As novas oportunidades de emprego…” e “A formação profissional dos jovens para o Século XXI”.
CIOR, projeto educativo com identidade própria completa 30 anos
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Famalicão cria colónias para controlar e acompanhar de perto os gatos errantes
Imagens: SER
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.
*
Modatex dá início a nova formação em Camisola Tradicional Poveira