Modelo artesanal têxtil leva o bom nome de Portugal aos 4 cantos do mundo

Modatex dá início a nova formação em Camisola Tradicional Poveira

Modatex dá início a nova formação em Camisola Tradicional Poveira

Pub

 

 

O Modatex – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios deu início à ação de formação ‘Tricotagem da Camisola Tradicional Poveira’, com a participação de 15 formandos. A iniciativa  está inserida na modalidade de Formação Modular Certificada, tendo uma duração de 125 horas e prevendo a sua conclusão em janeiro de 2022.

A camisola tradicional poveira bordada é tradicionalmente feita em lã branca de fio grosso, originária da região da Serra da Estrela, denominada por ‘lã poveira’ e decorada a ponto de cruz. Os motivos bordados (de cor preta ou vermelha) são de inspiração diversa, como por exemplo, o escudo nacional, a coroa real, siglas poveiras e objetos marítimos, entre outros.

Esta peça remonta à primeira metade do século XIX e faz parte do traje masculino de romaria e da festa do pescador, sendo utilizada em momentos sociais mais solenes e considerada uma peça de distinção no seio da comunidade piscatória.

Hoje em dia, este modelo de artesanato têxtil é também visto como um artigo de moda e já pisou muitas passerelles, marcou presença regular em feiras e mereceu destaque em revistas e programas de televisão – levando aos quatro cantos do mundo o nome de Portugal. A camisola tem também sido alvo de diversas cópias, que têm tido a vantagem de a colocar em destaque nos mercados internacionais.

modatex - Camisola Tradicional Poveira - indústria têxtil - artesanato - tricotagem manual - Póvoa de Varzim - lã da Serra - mar - pesca - tradição

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

governo - secam - ambiente - praia segura - prr

Camisola Tradicional Poveira marca presença na Mostra de Vila do Conde

Vestir de Preto

Imagens: 0) CTP, 1) Modatex

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os deus dados e na volta do correio receba o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.