Modelo artesanal têxtil leva o bom nome de Portugal aos 4 cantos do mundo
Modatex dá início a nova formação em Camisola Tradicional Poveira

Pub
O Modatex – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios deu início à ação de formação ‘Tricotagem da Camisola Tradicional Poveira’, com a participação de 15 formandos. A iniciativa está inserida na modalidade de Formação Modular Certificada, tendo uma duração de 125 horas e prevendo a sua conclusão em janeiro de 2022.
A camisola tradicional poveira bordada é tradicionalmente feita em lã branca de fio grosso, originária da região da Serra da Estrela, denominada por ‘lã poveira’ e decorada a ponto de cruz. Os motivos bordados (de cor preta ou vermelha) são de inspiração diversa, como por exemplo, o escudo nacional, a coroa real, siglas poveiras e objetos marítimos, entre outros.
Esta peça remonta à primeira metade do século XIX e faz parte do traje masculino de romaria e da festa do pescador, sendo utilizada em momentos sociais mais solenes e considerada uma peça de distinção no seio da comunidade piscatória.
Hoje em dia, este modelo de artesanato têxtil é também visto como um artigo de moda e já pisou muitas passerelles, marcou presença regular em feiras e mereceu destaque em revistas e programas de televisão – levando aos quatro cantos do mundo o nome de Portugal. A camisola tem também sido alvo de diversas cópias, que têm tido a vantagem de a colocar em destaque nos mercados internacionais.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Camisola Tradicional Poveira marca presença na Mostra de Vila do Conde
Imagens: 0) CTP, 1) Modatex
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os deus dados e na volta do correio receba o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.
*
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Abdón Fernández: Deve-se manter o “respeito pela história” e pelo “traçado original” da ligação de Braga a Santiago pela Geira e os Arrieiros
Jacobeus do Caminho Minhoto Ribeiro persistem na homologação do trajeto com passagem por Beràn

Professores e pessoal não docente participaram em formação sobre plataforma digital da DreamShaper para generalização da aplicação da nova estratégia educativa
Colégio Alfacoop na vanguarda do ensino com projeto Educação 5.0

Nove empresas vão agora beneficiar de apoios no arranque do seu plano de negócios
Empreender | Santo Tirso Empreende revela vencedores da edição 2020

Fabricante de pneus nascida em Famalicão em 1946 celebra capacidade de inovação e adaptação propiciadoras de criação de riqueza e desenvolvimento
MABOR festeja 75 anos de vida

Gabinete famalicense responsável pela preservação de um espaço sustentável com presença de património urbanístico e arquitetónico
Viver | AdQuadratum dá vida a novo parque em Oliveira de Azeméis
Comente este artigo
Only registered users can comment.