Projetos vencedores – Margens do Rio Veirão, Free Zone e D’Experiência – destacam ideias de alguns dos mais de 1500 envolvidos

PASEC de Famalicão premeia projetos de jovens empreendedores ao abrigo do concurso de ideias ‘Plano de Combate’

PASEC de Famalicão premeia projetos de jovens empreendedores ao abrigo do concurso de ideias ‘Plano de Combate’

Pub

 

 

PASEC promoveu nos dias 27 e 28 de maio as sessões finais do concurso de ideias internacional Plano de Combate 2021. Integrado no ANIMA 2021 – Encontro Internacional de Animação Sociocultural, o tema deste ano foi “Ideias Reais para Projetos Reais – Na Rota da Cidadania Global”.

Foram vencedores os projetos “Margens do Rio Veirão”, “Free Zone” e “D’Experiência”, que serão agora implementados nos próximos meses. As ideias de projeto centraram-se em iniciativas que resolvem questões práticas do dia a dia, projetos de índole ambiental, projetos de suporte à comunidade e projetos de educação vocacional.

Envolvimento de mais de 1500 jovens

Este ano a final desenrolou-se em quatro sessões que decorreram nas escolas secundárias Camilo Castelo Branco e Dom Sancho I, de ensino básico eb2,3 Escola Dona Maria II e de ensino profissional Forave, em Famalicão, que no total envolveram 219 jovens nos mais de 30 projetos finalistas. Cada projeto apresentado produziu uma curta metragem documental de 2 minutos que foi posteriormente avaliado por um coletivo de 10 elementos que constituíam o Júri. Ao todo, neste Plano de Combate 2021 foram mais de 1500 (1573 no total) os jovens envolvidos.

O Júri deste ano contou com a especial participação de Luís Alves, diretor do Programa Erasmus +, Vítor Dias, diretor do IPDJ, Leonel Rocha e a Sofia Fernandes, vereadores do Município de Famalicão, e diversas figuras públicas, entre os quais Jacinto Jardim, Joaquim Freitas e Helena Fernandes.

PASEC manteve capacidade operacional em pleno durante a pandemia

Durante as sessões finais o Diretor do Programa Erasmus +, Luís Alves, registou a iniciativa única que é o Plano de Combate no contexto europeu ao nível da participação juvenil. Por sua vez, o Diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude da região Norte, Vítor Dias, fez questão de enumerar o trabalho da PASEC em contextos de pandemia, no sentido em que esta foi capaz e manter toda a sua capacidade operacional.

Na sua oitava edição, a iniciativa foi desenvolvida ao abrigo do Projeto Geo Equity e apoiada pelo Programa Erasmus+. Foram parceiros diretos o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, o Agrupamento de Escolas Dom Sancho I, o Agrupamento de Escolas Dona Maria II, a Escola Profissional FORAVE, o Município de Famalicão, o IPDJ, entre outros.

União Europeia considera PASEC um projeto inspirador

Urbanismo | Ribeirão vai ganhar Parque de Lazer do Rio Veirão

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagens: PASEC

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Famalicão celebra aniversário da ‘Júlio’ [EB 2,3 Júlio Brandão]

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.