A Trofa continua a trabalhar em prol de um Concelho cada vez mais sustentável. Na linha da construção de três grandes ciclovias no Concelho, o Município volta a reforçar a aposta na utilização da mobilidade suave. Ao todo, serão 74 os novos lugares de estacionamento para bicicletas comuns criados no território, bem como 94 novas docas para as Bicicletas Urbanas da Trofa e as Trofinetes.
Com um investimento na ordem dos 6 milhões de euros, a Trofa reforça a rede de ciclovias – Distribuidora 21 (Rede , Ciclável da Trofa), Ciclovia Norte – Corredor Ciclável da Trofa e Ciclovia do Coronado -, aproximando serviços e várias zonas do Concelho e permitindo a circulação a pé ou de bicicleta de forma segura, confortável e rápida. Em paralelo o aumento do estacionamento para bicicletas e a criação de novos postos de disponibilização de BUT e de Trofinetes cria novas alternativas mais sustentáveis de circulação.
‘Trofa do futuro’ prossegue desenvolvimento
O potencial ciclável do Município da Trofa continua, assim, a crescer. Na construção da “Trofa do futuro”, o trabalho não para e traz mais um reforço na aposta na sustentabilidade: a criação de 74 novos lugares para bicicletas comuns.
Ao todo, para a zona norte da Trofa, estão previstos 14 suportes, que irão garantir 28 lugares de bicicletas. Concretamente serão 7 unidades junto à entrada lateral da Escola Professor Napoleão Sousa Marques e 7 unidades junto à entrada lateral (zona de estacionamento automóvel) do Aquaplace.
No que toca à freguesia do Coronado, está prevista a colocação de 23 suportes de bicicletas, resultando em 46 lugares. Concretamente: 2 lugares junto à Biblioteca do Coronado; 2 lugares na Praça da Feira Nova (parte superior); 1 lugar no início do percurso na Rua do Gondão; 3 lugares junto à passadeira sobrelevada da Escola do Coronado e Castro; 3 lugares junto à passadeira seguinte, Escola do Coronado e Castro; 3 lugares junto à rotunda seguinte – cruzamento da Rua Costa com a Rua Escola C+S; 3 lugares junto à entrada do Parque Infantil; 3 lugares junto ao “Fitness” e 3 lugares no parque da interface ferroviária.
Mas a aposta do Município no incentivo à utilização dos modos suaves não se fica por aqui. O investimento integra ainda a criação de novas estações de BUT (Bicicletas Urbanas da Trofa) e Trofinetes, com um investimento de 120 mil euros em equipamentos fixos e 70 mil euros em material circulante.
A zona do Coronado contará com 30 novas docas (Feira Nova – 6 docas; EBS Coronado e Castro – 12 docas; Interface São Romão – 12 docas). Por sua vez, a Zona Norte da Trofa contará com 64 docas (Fórum Trofa XXI – 6 docas; Parque Nossa Senhora das Dores – 12 docas; Alameda da Estação – 11 docas; EB 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques – 11 docas; Interface Trofa – 18 docas; Distribuidora Principal 21 – 6 docas).
Este alargamento significa uma extensão da rede de Bicicletas Urbanas (que incluirá também bicicletas elétricas) e Trofinetes, que permitirá a conexão com os principais equipamentos geradores de tráfego na zona central da cidade. Atualmente, a rede de modos suaves partilhados apenas pode ser utilizada no Parque das Azenhas.
Aproximar serviços e localidades
A breve prazo, esta extensão da rede de ciclovias chegará assim a alcançar os 11 km, o Parque das Azenhas ficará ligado à Estação Intermodal da Trofa (Interface) e ao Fórum Trofa XXI ou à rotunda do Bombeiro Voluntário, passando pela EB 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques, pela Alameda da Estação, e pelo Parque Nossa Senhora das Dores, a que se somam ainda os 2,5 km de ciclovia na Vila do Coronado.
Com este investimento a Trofa reforça a rede de ciclovias, aproxima serviços e várias zonas do Concelho, permitindo a circulação a pé ou de bicicleta de forma segura, confortável e rápida. Em paralelo, o aumento do estacionamento para bicicletas e a criação de novos postos de disponibilização de BUT e de Trofinetes cria novas alternativas mais sustentáveis de circulação.
Vale Eficiência permite melhorar eficácia energética de 100 mil famílias