Novo Corredor Ciclável da Trofa (Norte) ligará a Estação Ferroviária ao Parque das Azenhas apostando na sustentabilidade e na descarbonização e dando impulso à promoção da mobilidade suave
Mobilidade | Trofa dá início a empreitada da ‘Ciclovia Norte’

Pub
Na Trofa, arrancou a empreitada da Ciclovia Norte. O Corredor Ciclável da Trofa (Zona Norte) vai ligar a Interface Ferroviária ao Parque das Azenhas, passando pela Escola Professor Napoleão Sousa Marques e pelo Aquaplace – Academia Municipal da Trofa. A obra incentiva uma nova mobilidade no Concelho, apostando na sustentabilidade e na descarbonização, procurando dar impulso à ação de promoção dos modos de mobilidade suaves.
A empreitada da Ciclovia Norte, também designada por Corredor Ciclável da Trofa, é uma obra de iniciativa municipal comparticipada pelo Programa Portugal 2020. A nova obra vai criar um percurso seguro e funcional, pedonal e ciclável, entre o Interface Ferroviário e o Parque das Azenhas. Passando por estruturas importantes, em número de utilizadores e acessos, como a EB2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques, a Alameda da Estação, o Aquaplace (Piscina Municipal), o Hospital da Trofa e a Distribuidora 21, a nova ciclovia desembocará na Rotunda dos Bombeiros, na EN14, e no Parque das Azenhas que já integra uma ciclovia com cerca de 5 km de extensão.
Investimento de quase 1 milhão de euros
Este percurso ciclável tem como objetivo completar uma vasta rede ciclável existente e em construção na Trofa. Desta forma, a autarquia local promove o uso da bicicleta como meio de transporte e a criação de uma nova infraestrutura de transporte com identidade própria passível de vir a garantir uma franja apreciável da repartição modal entre os utentes dos diversos transportes públicos.
Esta orientação foi iniciada no município com o “Plano da Rede de Ciclovias para a Cidade da Trofa e Ligações Interurbanas a Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão”, mas que tem também como complemento o Corredor Ciclável e Pedonal do Coronado, em construção, bem como os sistemas de partilha de bicicletas (BUT) e de Trotinetas (Trofinetes).
Com este projeto, a Câmara Municipal da Trofa, liderada por Sérgio Humberto, efetua um investimento de cerca de 950 mil euros, comparticipado pela União Europeia. O novo projeto estará previsivelmente concluído no final de outubro deste ano.
Imagens: (0) MTRF, (1, 2) SH
**
*
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial) ou mbway.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
*
Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
*
Gratos pela sua colaboração.
*
Pub
About Author
Related Articles

Menu de apoio ao setor simplifica acesso de consumidores a serviços
Restauração | Famalicão indica restaurantes com take away e entrega ao domicílio

‘É um privilégio conviver de perto com uma tão grande diversidade de aves’
Fotografia | José Alves: bird watching no Parque da Devesa

Celebração acontece num momento em que poderá acontecer a desagregação da atual freguesia de Apúlia e Fão
Administração | Fão celebra 45º aniversário de elevação a vila

Para lá do usufruto de uma paisagem incrível, a observação de fauna e flora do lugar incentiva o respeito pela biodiversidade
Arquitetura | ‘Treetop Walk’, caminhar junto à copa das árvores em Serralves

‘Formar Futuro: Cidades’ reúne autarcas de Guimarães, Barcelos e Braga na Universidade do Minho
Urbanismo | Dia do Emprego da Escola de Engenharia debate o futuro das cidades em Guimarães
Write a Comment
Only registered users can comment.