Novo Corredor Ciclável da Trofa (Norte) ligará a Estação Ferroviária ao Parque das Azenhas apostando na sustentabilidade e na descarbonização e dando impulso à promoção da mobilidade suave

Mobilidade | Trofa dá início a empreitada da ‘Ciclovia Norte’

Mobilidade | Trofa dá início a empreitada da ‘Ciclovia Norte’

Pub

 

 

Na Trofa, arrancou a empreitada da Ciclovia Norte. O Corredor Ciclável da Trofa (Zona Norte) vai ligar a Interface Ferroviária ao Parque das Azenhas, passando pela Escola Professor Napoleão Sousa Marques e pelo Aquaplace – Academia Municipal da Trofa. A obra incentiva uma nova mobilidade no Concelho, apostando na sustentabilidade e na descarbonização, procurando dar impulso à ação de promoção dos modos de mobilidade suaves.

A empreitada da Ciclovia Norte, também designada por Corredor Ciclável da Trofa, é uma obra de iniciativa municipal comparticipada pelo Programa Portugal 2020. A nova obra vai criar um percurso seguro e funcional, pedonal e ciclável, entre o Interface Ferroviário e o Parque das Azenhas. Passando por estruturas importantes, em número de utilizadores e acessos, como a EB2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques, a Alameda da Estação, o Aquaplace (Piscina Municipal), o Hospital da Trofa e a Distribuidora 21, a nova ciclovia desembocará na Rotunda dos Bombeiros, na EN14, e no Parque das Azenhas que já integra uma ciclovia com cerca de 5 km de extensão.

Investimento de quase 1 milhão de euros

Este percurso ciclável tem como objetivo completar uma vasta rede ciclável existente e em construção na Trofa. Desta forma, a autarquia local promove o uso da bicicleta como meio de transporte e a criação de uma nova infraestrutura de transporte com identidade própria passível de vir a garantir uma franja apreciável da repartição modal entre os utentes dos diversos transportes públicos.

Esta orientação foi iniciada no município com o “Plano da Rede de Ciclovias para a Cidade da Trofa e Ligações Interurbanas a Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão”, mas que tem também como complemento o Corredor Ciclável e Pedonal do Coronado, em construção, bem como os sistemas de partilha de bicicletas (BUT) e de Trotinetas (Trofinetes).

Com este projeto, a Câmara Municipal da Trofa, liderada por Sérgio Humberto, efetua um investimento de cerca de 950 mil euros, comparticipado pela União Europeia. O novo projeto estará previsivelmente concluído no final de outubro deste ano.

Imagens: (0) MTRF, (1, 2) SH

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial) ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

*

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

*

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

Categorias: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.