Carlos Dobreira, o bracarense de quem temos vindo a dar a conhecer diversas iniciativas na área da intervenção cidadã, nomeadamente mediante intervenções pessoais na Assembleia Municipal de Braga e ações de plogging no Centro e Norte de Portugal – com o intuito de alertar e contribuir para a necessidade de um Planeta mais limpo – mantém a persistência na ação, mesmo em tempo de férias de verão para uma grande parte de todos nós, como é o caso desta sexta-feira, 13 de agosto.
Desta feita, o alvo das suas ações durante a manhã foi a Câmara Municipal de Braga e a área em torno do Café A Brasileira, um dos mais emblemáticos locais de convívio da cidade de Braga – ‘Melhor Destino Europeu’ – e alvo preferencial das atenções dos milhares de turistas que a visitam.
“Nesta manhã de 13 de agosto realizei uma sessão de plogging vergonhosa frente à Câmara Municipal de Braga e ao Café A Brasileira, na qual recolhi 500 beatas de cigarro e um saco de 20 litros de resíduos em 3 h e 8 m”, afirma Carlos Dobreira, no tom informativo que lhe é habitual.
“Estupefação” entre alguns turistas
Segundo o próprio, “a sessão causou choque e estupefação, em particular nos turistas do Japão que passavam frente à Câmara Municipal de Braga, mas também nas imediações do Café A Brasileira, local por onde passaram centenas de visitantes com destaque para turistas de Espanha e de Itália.
Foi até possível estabelecer contacto rápido com alguns transeuntes surpreendidos com a quantidade de beatas de cigarro e de resíduos recolhidos (tampas, plásticos, caixa de madeira, palhinhas, louça partida, botões) de 4 caldeiras de árvores nas imediações do Café A Brasileira”.
No final, e no sentido de apelar ao reforço de fiscalização no que respeita ao lançamento de beatas de cigarro para o chão ou outras formas de minimização do problema, a situação foi dada a conhecer ao Executivo Municipal bracarense e mesmo à Polícia Municipal de Braga.
Voar na Beira Baixa promete experiência turística única na Península Ibérica
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: Carlos Dobreira
VILA NOVA Online: conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.
Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.
Gratos pelo seu apoio e colaboração.
*
Turismo | Certificado o primeiro Caminho Português de Santiago
Carlos Costa estuda impacto da COVID-19 no Turismo em Portugal
P & R Têxteis veste campeões e bate recordes durante pandemia