Tantos de nós já dotamos um cão ou um gato. Mas há um felino de excelência que espera por si e precisa que o adote: o tigre.
29 de Julho de 2023 ficará para a história da biodiversidade como o dia em que 13 governos de territórios de tigres assumem o compromisso de duplicar a população atual de tigres selvagens (cerca de 4000, contra cerca de 5000, em cativeiro, nos EUA), e por isso a Natureza Portugal, que integra a WWF – World Wildlife Fund (a maior ONG para a preservação da vida selvagem) comemora este que é o Dia Mundial do Tigre – assinalado pela primeira vez em 2010 – com enorme satisfação.
A WWF tem desempenhado um papel crucial neste compromisso e no investimento em iniciativas para ajudar estes majestosos felinos a regressarem em força à natureza nestes países (Bangladesh, Birmânia, Camboja, China, Vietname, Butão, Rússia, Índia, Tailândia, Indonésia, Malásia, Laos e Nepal). Para o efeito, tem exercido influência junto dos governos dos países fornecendo-lhes conselhos sobre políticas e procurando em conjunto soluções de modo a deter o tráfico de tigres.
Celebrar o Tigre na natureza
Este incrível animal está ameaçado na natureza por diversos motivos, nomeadamente a caça furtiva e o comércio ilegal, a perda de habitat, as mudanças climáticas, o aumento das atividades turísticas ou algum tipo de doença, entre muitos fatores que afetam a sobrevivência da espécie. Essas ameaças têm vindo a aumentar o fator de risco da extinção de tigres através do mundo.
Na Índia, por exemplo, o número de tigres já duplicou nos últimos anos, e países como China, Nepal e Butão encontram-se no rumo certo, “prova de que coisas incríveis podem acontecer quando nos unimos”.
“É por isso que precisamos continuar este sucesso com os tigres, que estão connosco há 2 biliões de anos, e que ainda estão ameaçados. Junta-te a nós na missão de os salvar, adotando simbolicamente um tigre”, desafia a Natureza Portugal.
Por que são os tigres tão importantes para os animais e para as pessoas?
Como grandes predadores e “espécies guarda-chuva”, os tigres ajudam a manter o ambiente do território onde vivem saudável e equilibrado. É assim que tudo funciona na natureza – os predadores atacam outros animais, neste caso herbívoros, como os veados. Mas sem tigres suficientes para os comer, os herbívoros podem pastar tanto que danificam a terra, perturbando o equilíbrio do ambiente local. Além disso, os predadores alimentam-se frequentemente de animais mais frágeis, muitos dos quais se encontram doentes, sendo assim responsáveis por evitar ou diminuir a propagação de doenças na natureza.
Tenhamos também em conta que a população local também depende de um ambiente saudável para alimentação, água e muitos outros recursos. Proteger os tigres é, por isso, bom para todas as pessoas e animais selvagens que partilham um determinado território.
Um donativo em forma de adoção de um tigre terá um impacto maior nesta campanha, permitindo continuar o trabalho vital de conservação que a WWF desenvolve a nível mundial. É tempo de ser natureza. Podem os tigres contar consigo?
Adotar um Tigre
Imagens: 0) NandanUpadhya / Unsplash, 1) NP-WWF
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Pub
‘Relação ‘tóxica’ entre os seres humanos e a natureza está a agravar-se’
Top 6 locais para visitar em Portugal nestas férias de verão
5 dos melhores locais religiosos para visitar no Norte de Portugal