semana da leitura - plano nacional de leitura - leitura - braga - biblioteca lúcio craveiro da silva - livros - literatura - escolas - ensino

Braga é a cidade anfitriã da Semana da Leitura do PNL

 

 

Braga é, neste ano de 2023, a cidade anfitriã da abertura da Semana da Leitura 2023, que vai acontecer a 27 de Março. O programa está repleto de iniciativas consagradas à celebração e incentivo do prazer de ler e actividades que promovem o encontro entre os livros e os seus leitores.

A Semana da Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas que vai decorrer na última semana de Março, entre 27 e 31 de Março, percorrendo as cidades de Braga, Condeixa-a-Nova, Faro, Évora e Lisboa.

“Iniciar a Semana da Leitura em Braga significa valorizar uma dinâmica cultural leitora, assente num Plano Local de Leitura que conta com a intervenção de inúmeros agentes. Por isso, apresentaremos aqui o LAB PNL, que pretende ser um espaço de criação, desenvolvimento, monitorização e avaliação de diversos projetos e programas de leitura, apoiados pelo PNL a nível científico, técnico e criativo” explica a Comissária do Plano Nacional da Leitura, Regina Duarte.

O programa nacional inicia assim na Biblioteca Pública de Braga, pelas 10h00, com as presenças da Comissária do Plano Nacional da Leitura, Regina Duarte; do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e do Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro. Segue-se a Mostra de vídeo-poemas “Sebastião Alba, querido poeta…” pelo PIF’H – Produções Ilimitadas Fora D’Horas.

Pelas 11h00, no Museu Nogueira da Silva, irá decorrer uma visita-guiada ao Espaço Maria Ondina Braga, acompanhada de uma Performance teatral a partir de um excerto da obra “Vidas Vencidas” com a actriz Catarina Barbosa.

Pelas 12h15, a comitiva seguirá para a Escola Secundária de Sá de Miranda, com uma visita à Escola e sua Biblioteca Pereira Caldas, onde decorrerá a performance musical ‘Saramago, Fado em Harpa’, por Adriana Moreira (voz) e Eleonor Picas (Harpa), com músicas e letras originais da fadista baseadas na obra de José Saramago e poemas do autor.

No gnration, pelas 14h30, irá decorrer uma visita às instalações e apresentação de ‘Cartografias Imaginárias’. Este projecto, realizado no primeiro semestre de 2022, com alunos do 3º ciclo da EB2,3 André Soares e do Collège Lycée Notre-Dame Providence (Enghien-les-Bains), cidades da Rede de Cidades Criativas da UNESCO para as Media Arts, foi implementado no âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França 2022.

Segue-se, pelas 15h30, na Escola Secundária Carlos Amarante a apresentação do projecto ‘Vemos, ouvimos e Lemos. Escrevemos e Transformamos’.

Na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, a partir das 17h00 será apresentado o Plano Local de Leitura de Braga ‘Ler+Qualifica’, uma iniciativa de promoção de leitura direccionada a públicos adultos que, integradas no programa ‘Ler+Qualifica’, decorrem da parceria do Centro Qualifica do Município de Braga com a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

A jornada termina pelas 18h30, no Theatro Circo, com Conversas Fora de Palco, uma actividade que decorre no âmbito do Dia Mundial do Teatro.

De acordo com Regina Duarte “a Semana da Leitura é de capital importância para o Plano Nacional de Leitura. Neste percurso que traçamos pelo país, pretendemos apresentar a nossa estratégia para uma política de leitura pública, com programas dirigidos à educação e à comunidade. Assinalamos projetos de leitura desenvolvidos por escolas, bibliotecas, associações culturais e municípios”.

Por sua vez, Ricardo Rio encara esta iniciativa, cujo programa contempla um vasto conjunto de atividades, como uma “oportunidade de mostrar ao país os projectos desenvolvidos no Concelho de Braga, um território que vive a leitura como acto de prazer, de imaginação e de conhecimento, lugar de encontro, criativo e colaborativo”.

Entretanto, até 1 de Abril, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva tem a decorrer o programa de comemoração da Semana da Leitura com múltiplas iniciativas desde recitais de poesia, horas do conto, apresentação de livros, oficinas, leituras, encontros e muita partilha.

António Barahona: outra vez um menino já depois de velho

Os franceses não terão aprendido História na escola?

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - diário digital de âmbito regional - famalicão - braga - barcelos - guimarães - santo tirso - póvoa de varzim - trofa - viana do castelo - esposende - internet - tecnologia - online - cibersegurança - segurança - crime - cibercrime - cibercriminosos - ramsomware - phising - proteção - empresas - particulares - s21sec

Pub



CPF realiza Roteiro Antonino pelo centro da cidade do Porto

Uma reflexão sobre a Arte

‘dizer adeus às coisas’ é projetar a performance do mundo

Donativos a VILA NOVA Online

Interminável fascínio

“No fim do mundo um zé-ninguém toca piano” – algumas leituras

Publicidade em VILA NOVA Online: deixe aqui a sua Marca

Lembrar os que não o têm ou tiveram no Dia do Pai

Deixe um comentário