Vilaflorense António Vaz celebra 100 anos na Maia

Vilaflorense António Vaz celebra 100 anos na Maia

Pub

 

 

O antigo alfaiate e homem dos sete ofícios António Vaz celebrou hoje 100 anos de vida. O Vilaflorense de nascimento e Maiato por adoção recente recebeu, por isso, a visita dos familiares e de António Silva Tiago, o presidente da Câmara Municipal da Maia, que arranjou uns minutos para o visitar e lhe dar um pouco da sua atenção, levou um ramo de flores e uma pequena lembrança tendo em conta a proximidade da época natalícia.

António Vaz é dono de um sorriso encantador e de uma família bonita

Apesar da porvecta idade, António Vaz lê ainda o jornal sem óculos, assim como também não precisa de ajuda para enfiar a linha numa uma agulha. Nada de especial para um homem que é apenas mais um entre os mais de 5000 portugueses centenários.

‘Dono de um sorriso encantador, que transmite tranquilidade, conforme revela a autarquia, António Vaz almoçou, esta quinta-feira com a família. Ao todo, são quatro filhos, cinco netos e oito bisnetos. “Tenho uma família bonita e tenho orgulho nisso”, disse ele ao autarca maiato, António Silva Tiago.

Alfaiate centenário gosta de viver na Maia

Depois do almoço, António Vaz seguiu para a residência sénior onde vive atualmente, porque lá também foi dia de Festa de Natal e a instituição preparou uma surpresa especial para o residente centenário.

Para lá de alfaiate, o vilaflorense António Vaz também foi barbeiro e, como tantos da sua profissão naquele tempo, até chegou a dar injeções. Vive atualmente na Maia, tendo deixado a sua redidência em Vale Flor, no concelho de Vila Flor, a capital do azeite, devido a uma queda que deixou a família mais preocupada com  a sua solidão do que se encontrava antes. Nessa altura, os filhos, a viver no Grande Porto, dois deles na Maia, decidiram ter chegado a hora de trazer o pai para junto deles e insistiram. António Vaz ouviu a voz da razão e acabou por aquiescer, tornando-se maiato por adoção. Vive agora numa residência sénior e garante estar bem instalado e em boa companhia. “Elas são todas muito minhas amigas. Gosto muito de lá estar”, declarou.

Mestres Santeiros orientam curso de Arte Sacra na Trofa

JCDecaux ganha 15 anos de publicidade no mobiliário urbano do Porto

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista - solidariedade social - voluntariado - dar-as-mãos - reffod - famalicão - mário passos - chma - raquel varela - escola - escola pública - docência - docentes - professores - escolas privadas - retrocesso social - reformas - classe social - liberdade - amor - gays - lésbicas - direito à diferença - migrantes - migrações - cgtp-in - nações unidas - antónio guterres

Imagem em destaque: MMAI

Matosinhos lidera transparência entre as maiores cidades de Portugal

Matosinhos celebra a arte simbolista de António Carneiro

Pub

Categorias: Comunidade, Maia, Seniores

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.