Mestres Santeiros orientam curso de Arte Sacra na Trofa

Mestres Santeiros orientam curso de Arte Sacra na Trofa

Pub

 

 

A Trofa vai passar a contar com um curso profissional de Escultura e Pintura em Arte Sacra que contará com a colaboração dos Mestres Santeiros da região. O Curso terá início em fevereiro de 2023. Oito anos e as mais diversas iniciativas depois dos primeiros contatos para a elaboração e conceção do curso, o projeto vê agora a luz do dia e arrancará em fevereiro de 2023, na antiga escola de Feira Nova, em S. Mamede do Coronado, e vai possibilitar o acesso dos jovens a este conhecimento secular e valioso.

É objetivo da Câmara Municipal da Trofa com este curso qualificar os formandos para produção de imagens de vulto em madeira, de carater religioso, por criação ou recriação, através de técnicas tradicionais de escultura e pintura, dotando-os com conhecimentos sobre a história, as técnicas e os materiais da arte sacra em Portugal e das técnicas tradicionais da escultura religiosa em madeira.

Dominar e aplicar as técnicas tradicionais de pintura e douramento de escultura em madeira e sensibilizar para as medidas de conservação preventiva nas imagens de vulto em madeira são qualificações que a Câmara Municipal pretende incutir nos formandos do curso de escultura e pintura de Arte Sacra.

O Curso será ministrado por mestres santeiros e especialistas das diferentes áreas de formação, num total de 1300 horas. Os interessados deverão ter completado o 12º ano de escolaridade.

Arte dos santeiros de Bougado é única no mundo

“Esta arte, única no mundo, que tem o seu maior legado na Imagem da Virgem Maria que está na Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima, tem obrigatoriamente que ser protegida por todos os Trofenses. Deixo aqui o meu agradecimento público e sentido a todos os que possibilitaram mais esta vitória”, referiu o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto, na cerimónia de assinatura do protocolo que permitirá o funcionamento do Curso em S. Martinho de Bougado.

Curso resulta de parceria com o IEFP

O protocolo para o seu lançamento foi formalizado a 16 de dezembro, com a assinatura do Acordo de Cooperação com o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional para a criação do curso profissional dedicado à Arte Sacra –  Escultura e Pintura.

MTRF

Os Santeiros de São Mamede foram reconhecidos como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa e encontra-se em curso o processo para iniciar o dossier de candidatura deste ofício a Património Imaterial da Humanidade.

Os interessados poderão tirar dúvidas, recolher mais informações e inscrever-se no Setor do Património da Câmara Municipal da Trofa, no IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional e através do e-mail: [email protected].

Arte Sacra - Arte Sacra - Santeiros - Escola Profissional de Santo Tirso - Curso de Escultura e Pintura - cartaz -Trofa

IEFP/MTRF

Santeiros da Trofa na final das 7 Maravilhas da Cultura Popular

Santeiros de S. Mamede do Coronado candidatos às 7 Maravilhas da Cultura Popular

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista - solidariedade social - voluntariado - dar-as-mãos - reffod - famalicão - mário passos - chma - raquel varela - escola - escola pública - docência - docentes - professores - escolas privadas - retrocesso social - reformas - classe social - liberdade - amor - gays - lésbicas - direito à diferença - migrantes - migrações - cgtp-in - nações unidas - antónio guterres

Imagem em destaque: Isabel Ferreira Cruz

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.