O Fama, como é carinhosamente tratado o FC Famalicão pelos seus adeptos, obteve este domingo, 27 de agosto, a sua primeira vitória ao receber e vencer o Santa Clara por 1 – 0, no Estádio 22 de Junho, em jogo a contar para a 4° jornada da Primeira Liga de Futebol Bwin 2022/23, com um grande golo do francês Zaydou, assim dando a primeira verdadeira alegria do ano aos seus fans. Foi, no entanto, um triunfo ‘suadinho’ desnessariamente. O FC Famalicão encontra-se agora no 15º lugar da tabela classificativa, com 4 pontos.
‘FC Famalicão entrou com Sede de Ganhar e Vontade Vencer’
Entrando no jogo com ‘sede de ganhar e vontade de vencer’, após duas derrotas e um empate em Barcelos, este último frente ao Gil Vicente, no seu último encontro que resultou num nulo desmerecido, era imperativo… mudar o rumo dos resultados.
‘Tudo Desnecessário’!
Logo aos cerca de dois minutos o defensor do Santa Clara, Diogo Calila, cortou num cabeceamento aquele que poderia ter sido o primeiro golo para o FC Famalicão.
Poucos minutos depois, Pedro Brazão realizou uma tentativa de golo numa recepção orientada um poucos depois do meio campo… mas na hora de desferir o remate atirou muito por cima.
Oportunidades em ‘Rolo Compressor’
O FC Famalicão falhou várias oportunidades em ‘rolo compressor’.
De La Fuente, em mais um fantástico jogo (a somar a vários da última temporada), protagonizou um lance em que mesmo à boca da baliza de Marco Pereira, Guardião do Santa Clara, passou por vários defensores Açorianos numa jogada ‘Maradoniana’, mas na hora de finalizar definiu mal a direção do esférico.
Com tudo escancarado para marcar, em lance que exigia remate forte e colocado, quis ‘jogar bonito’ e fez um toque de classe que apenas ‘beijou’ as redes da baliza.
De La Fuente – ‘Muchas Ganas’
De La Fuente é o típico ‘bom futebolista argentino’. Está por ‘Terras Camilianas’ e é um atleta de Garra e Raça que deixa a ‘pele em campo’. Futebolista ‘quente’ e ‘racudo’, ‘vai com tudo para a frente’. Trata-se de um daqueles futebolistas de que todos os adeptos gostam. Tem jogos melhores e piores… mas deixa ‘tudo em campo’.
‘Alta Definição’
Na ideia de jogo do FC Famalicão reside um problema que afecta muitos ou quase todos os clubes em Portugal. O Ataque Famalicense não tem a arte de rematar e fazer ‘Golos Bonitos’ que existe, por exemplo, na Premier League. Nem de perto, nem de longe. Os Futebolistas do clube de ‘amor de perdição’ querem muitas vezes entrar pela baliza adentro com o esférico quando a eficácia tantas vezes exigiria apenas pontaria afinada nos treinos para mais inspiração e prática do remate certeiro nos momentos em que se exige a cada jogo. Não são, por isso, muitos os golos feitos através de remates frontais.
Era mesmo necessário o Cristiano Ronaldo a jogar no futebol português (como se têm falado como uma hipótese difícil… mas com uma percentagem possível de acontecer).
Estamos a falar de ‘Alta Definição’.
‘Je ‘m’appele Youssof Zaydou’
Zaydou’ Youssof chegou há bem pouco tempo a Fama City e desde que tem sido utilizado tem demonstrado ser mais um futebolista para ‘outros voos’.
Marcou um grande golo, aos 20 minutos, em grande jogada de ataque, ao receber de Ivo Rodrigues, sob a direita e frontal à baliza Açoriana. Num lance idêntico ao de De La Fuente, driblou a defensiva do Santa Clara fez o único e valioso golo da partida. Este foi também o primeiro tento da equipa nas quatro jornadas já disputadas.
Golo parece Muito Barato em Fama City
O Fama tem desperdiçado muitas oportunidades. Parece até que o golo está muito barato em Vila Nova de Famalicão. Aconteceu em Barcelos e neste jogo foram ainda mais flagrantes.
Por sua vez, o Santa Clara teve também as suas oportunidades de golo quando teve o esférico controlado e em sua posse.
Foram algumas e mesmo perto do fim numa sucessão de cantos podia ter feito o empate.
É perigoso falhar oportunidades assim!
O Triunfo famalicense aconteceu assim pela margem mínima e muito ‘suadinho’ sem necessidade.
‘Próximo Jogo Frente ao Maior Carrasco do FC Famalicão’
Na próxima jornada, o FC Famalicão desloca-se ao Algarve neste final de ‘Verão Quente’ para defrontar o representante Algarvio nesta Liga Bwin – o Portimonense que venceu, este sábado, o Marítimo, na Madeira. O clube de Portimão encontra-se neste momento em 4º lugar, com 9 pontos.
O Portimonense tem sido o grande ‘carrasco’ do FC Famalicão em sucessivas ocasiões. Tanto assim é que o clube minhito não vence este adversário desde os tempos da primeira temporada na II Liga, em 2015.
‘Força, FC Famalicão‘!
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer. 
Imagem: FCF
Visão de uma snob: o conto da Tatiana e sardinha a dividir por cinco