FC Famalicão, 91 Anos de uma História Bonita no Futebol Português

FC Famalicão, 91 Anos de uma História Bonita no Futebol Português

Pub

 

 

Foi no dia 21 de agosto de 1931 que nasceu o FC Famalicão, um clube especial para quem é seguidor do futebol português, seja ele adepto, futebolista ou ex-futebolista, quiçá até mesmo adversário.

O FC Famalicão foi fundado por um grupo de amigos da atual cidade de Vila Nova de Famalicão quando, nesse certo dia e após diversas agremiações, por esta cidade magnífica decidiram criar um clube com o nome da cidade.

A primeira camisola tinha as cores verde e branca… porque a bandeira deste concelho de Famalicão (até aos dias de hoje) é verde e amarela. Mas esse equipamento não durou muito. pois ainda nos primeiros anos mudou de cor por uma suposta (não comprovada) ligação ao FC Porto para obter ajudas de modo a fortalecer o maior clube do concelho.

Um escudo com uma ‘aura’ amarela inscrita em torno de manchas azul & branco preenchem o Emblema que é tão só uma das insígnias de clube de futebol mais bonitas do mundo.

Uma História Bonita feita de ‘Altos & Baixos’

O FC Famalicão é um clube com uma história fantástica. No entanto, não é um clube com grandes feitos.

Esteve variadas vezes na Primeira Liga ou Divisão. Nem sempre com os melhores resultados, diga-se, mas com uma ‘Alma Imensa’ que é a sua massa associativa que atualmente é uma das dez maiores do futebol português.

O Maior Património do FC Famalicão é, sem dúvida, a sua massa associativa que enche o Estádio Municipal 22 de Junho muitas vezes durante as suas temporadas.

Este clube tanto já lutou frente aos melhores clubes nacionais – Benfica, Porto, Sporting – como também já ‘bateu no fundo’, na época 2008/2009, quando desceu aos Distritais da AF Braga, Temporada importante na história do clube. Tendo este sido o pior momento desportivo da equipa famalicense foi a razão de um outro grupo – ‘Amigos do FC Famalicão’ – fazer renascer um clube desfeito. A partir de então, desde os campeonatos distritais o FC famalicão só parou na I Liga Portuguesa passados 10 temporadas. Passos curtos, mas ‘sustentados’ e sustentáveis que permitiram ao FC Famalicão renascer e estar agora a caminho de se tornar um clube de referência no futebol português, depois de vaguear perdido nos escalões inferiores.

FC Famalicão, um clube de ‘Alma Imensa’

A primeira liga nacional fica mais pobre sem o FC Famalicão. O FC Famalicão tem tudo para estar muitos & muitos anos na primeira liga portuguesa e a lutar por objetivos ambiciosos. Tudo depende de quem luta dentro do relvado. Quem joga… dita o futuro do FC Famalicão. E a Atitude no nosso clube tem que ser constante. O apoio que a massa associativa famalicense transporta para os seus plantéis tem que se traduzir numa ‘fortaleza’ para os seus futebolistas.

fc famalicão - clube - equipa - famalicense - futebol - desporto - 1ª liga - 1ª divisão - famalicão

fc famalicão - clube - equipa - famalicense - futebol - desporto - 1ª liga - 1ª divisão - famalicão

‘Ponto de Viragem’

Gil Vicente recebe o FC Famalicão amanhã, dia 22 Agosto. Espera-se que, após um início de época difícil, o FC Famalicão arranque finalmente um resultado, em Barcelos, que seja o ‘Ponto de Viragem’ para mais uma temporada de afirmação no futebol português.

‘Carrega FC Famalicão!!!!!’

fc famalicão - clube - equipa - famalicense - futebol - desporto - 1ª liga - 1ª divisão - famalicão

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Cristiano Ronaldo, a figura pública mais apreciada pelos portugueses

Partiu Chalana, um dos gigantes do futebol português

O tratamento ‘como se tivéssemos andado os dois na escola’

Bombeiros correm ‘Escadórios da Humanidade’

‘Santo Tirso a Cores’ espera receber 6 mil participantes

Estafetas da restauração continuarão precários até quando?

Quer poupar tempo e fazer o seu CV em 5 minutos?

Será este o momento ideal para um crédito habitação?

Pub

Categorias: Destaque, Famalicão, Futebol

Acerca do Autor

Francisco Oliveira

Viciado em Imprensa Futebolística desde miúdo, época em que devorava Jornais & Revistas Futebolísticas. Desfruta da Escrita Futebolística desde que começou a escrever para a Página Só nas 4 Linhas na temporada 2018/19. Criador & Pensador da Página Culto Futebolístico nos tempos livres (como sempre!).

Comente este artigo

Only registered users can comment.