Estudo da Marktest tem como principal objetivo conhecer a imagem que os portugueses têm das figuras públicas nacionais

Cristiano Ronaldo, a figura pública mais apreciada pelos portugueses

Cristiano Ronaldo, a figura pública mais apreciada pelos portugueses

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O futebolista Cristiano Ronaldo é a figura pública mais apreciada pelos portugueses, de acordo com os resultados de 2022 um estudo realizado pela Marktest, empresa líder em estudos de mercado e processamento de informação. Sem surpresa, o nome do melhor de sempre do futebol português foi indicado por 52.7% dos inquiridos, seguindo-se-lhe a modelo Sara Sampaio e o humorista Ricardo Araújo Pereira.

Quando questionados acerca da sua personalidade preferida na área do Desporto, o nome de Cristiano Ronaldo foi indicado por 52.7% dos inquiridos. Seguiram-se a atleta Patrícia Mamona com 5.0%, o motociclista Miguel Oliveira com 4.8%, o treinador José Mourinho com 3.8% e a judoca Telma Monteiro com 3.2%.

A análise dos resultados deste estudo permite ainda verificar que a atleta olímpica Patrícia Mamona protagonizou a maior subida face ao ano anterior, quando ocupava a décima posição.

Na área da Moda, Sara Sampaio é a figura pública preferida, com 34.8% de referências. A estilista Fátima Lopes foi referida por 26.0%, seguida por Micaela Oliveira a grande distância, com 2.3%. O Top 5 da categoria ficou completo com os nomes de Nuno Gama (2.2%) e Miguel Vieira (2.1%).

Já quando questionados acerca das suas personalidades preferidas em outras áreas de atividade, os entrevistados neste estudo destacam Ricardo Araújo Pereira, no humor, que é também líder no Top da Empatia, Manuel Luís Goucha nos apresentadores de Tv, e Daniela Ruah, na área de representação.

Estudo

O estudo da Marktest tem por objetivo conhecer a imagem que os portugueses têm das figuras públicas nacionais bem como a opinião sobre as suas principais características e associação à publicidade.

Para lá da notoriedade, por áreas ou setores de atividade das figuras públicas preferidas dos portugueses, este estudo permite também avaliar a proximidade afetiva entre figuras públicas e opinião pública e medir a relevância de um conjunto de atributos, tais como honestidade, competência, credibilidade, reputação, persuasão, simpatia, juventude, beleza, prestígio e sobriedade, entre outros.

Na aferição da opinião dos portugueses sobre figuras públicas, o estudo de opinião foi realizado junto de portugueses entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental, com uma amostra constituída por 1200 entrevistas realizadas online através de um questionário de autopreenchimento entre os dias 22 de fevereiro e 9 de março de 2022.

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Imagens: DR

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