Exposição de trabalhos realizados por alunos do Agrupamento de Escolas bracarense ao abrigo do Programa de Enriquecimento Curricular do Município de Braga

Sá de Miranda e CEA expõem ‘Fortes e Frágeis’ no Braga Parque

Sá de Miranda e CEA expõem ‘Fortes e Frágeis’ no Braga Parque

Pub

 

 

O Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, de Braga, em parceria com a CEA – Cooperativa de Ensino Artístico (entidade dinamizadora das actividades), desenvolveu, no âmbito do programa municipal de Enriquecimento Curricular e durante o 3º trimestre do ano lectivo 2020/2021, um projecto de terapia pela arte que resultou na Exposição intitulada ‘Fortes e Frágeis’. O trabalho dos alunos envolvidos neste projecto, desenvolvido ao abrigo do Programa de Enriquecimento Curricular do Município de Braga, está agora patente no Braga Parque até ao próximo dia 15 de Junho. A exposição reflete a espontânea fruição artística e estética de uma panóplia de acções, emoções e sentimentos que se prendem com o atípico tempo da pandemia.

Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga, marcou presença na inauguração junto de professores, alunos e pais comprometidos com este projecto e fortaleceu a ideia de que a arte pode ser um meio para gerir emoções. “A fase mais acérrima da pandemia foi complexa e difícil de forma transversal a toda a sociedade. Todavia, sabemos que houve alguns nichos que estiveram mais expostos. A área da Educação, durante e no pós-pandemia, conheceu lacunas que, em alguns casos, sem o apoio dos Municípios e Agrupamentos de Escolas, podiam ter-se verificado irreversíveis”, referiu o vereador, lembrando a falta de equipamento para acesso às aulas em formato digital e as refeições escolares fornecidas aos alunos com necessidades de apoios sociais, entre outras questões de gestão corrente, que foram as mais faladas à época.

Lembrando que os alunos foram também privados, em grande parte, da componente criativa, Altino Bessa reconheceu que “o corpo docente teve que se reinventar para tentar que a criação artística não se perdesse na esfera do online”.

Projectos com sentido para a escola

Inserido no plano de actividades do Projecto Cultural de Escola do AE Sá de MirandaPlano Nacional das Artes, este projecto incluiu a pintura de 8 telas de grandes dimensões. Nestas telas os alunos do 1.º ciclo foram expondo e desconstruindo os seus medos e anseios por via do desenho e da pintura. A partir das artes plásticas, pretendeu-se que fossem capazes de criar afectos e sentimentos mais optimistas no sentido de os ajudar a superar os vários medos gerados pela pandemia.

braga - braga parque - exposição - frágeis e fortes - pandemia - coronavírus - agrupamento de escolas sá de miranda - cea - altino bessa - exposição - artes plásticas

“É com muita satisfação que hoje olho para esta exposição e verifico que os alunos que a concretizaram tiveram a capacidade de usar uma fase menos boa da vida de todos nós para criar e fazer arte. Usaram a arte como meio de expressão e estes trabalhos ensinam-nos que as experiências menos positivas podem resultar em bons e profícuos projectos”, concluiu Altino Bessa, agradecendo a toda a comunidade educativa a forma como geriu todo este processo num trabalho diário em prol de um ensino de qualidade para todos, pois “são estes projectos que fazem cada vez mais sentido para a escola”.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Imagem: Sérgio Freitas / MBRG

grego antigo - curso livre - andré antunes - communitas bracarensis

Braga promove formação para o sector cultural e criativo

Que os cravos floresçam!

VILA NOVA. Conte connosco, nós contamos consigo.

O seu diário digital VILA NOVA Online é gratuito para os leitores e sempre será.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Publicidade (promoções temporárias e tabelas em vigor ):

Basta enviar-nos o comprovativo da sua compra e o conteúdo a publicar.

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Contacte-nos para situações especiais.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

Laranjas de Portugal

Novo livro sobre a História da Laranja em Portugal

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Agenda, Braga, Ensino

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.