O FC Famalicão deslocou-se a Portimão neste Domingo, 11 de Abril, para jogar contra o Portimonense em jogo que contou para a Ronda 29° desta Liga Bwin e perdeu por uma bola a zero. O jogo decorreu em toada morna e a derrota Famalicense acabou por ser merecida face à parca produção da equipa.
Tem sido recorrente a equipa do FC Famalicão começar bem os jogos, assim continuar até aos 30/40 minutos e depois desligar a ‘corrente’ e perder o ritmo, o que tem consequência os débeis resultados conseguidos na presente época. Esta partida foi mais uma em que tal comportamento se verificou, o que desilude a massa dos adeptos que apoiam a equipa.
Seja como for, o FC Famalicão não é caso único. O Portimonense chegou até este jogo com 14 jogos (!) sem ver a cor da vitória, pois também já não ganhava desde que se deslocara a Famalicão na primeira metade da época. Frente aos Famalicenses, o Portimonense acabaria, no entanto, por se redimir de tanta dieta.
’35 minutos à FC Famalicão’ (+/-). E o Resto!?
O jogo previa se-repartido e correspondeu às expectativas. O C Famalicão entrou bem no jogo e a jogar de igual para igual.
Até esse momento de jogo (cerca dos 35 minutos) houve uma iniciativa atacante por Jhonder Cadiz a pedir melhor definição e uma perdida flagrante de Heriberto. Após assistência de Bruno Rodrigues, de primeira, o Jogador Famalicense tinha apenas o Guardião Samuel Portugal pela frente mas…. não conseguiu finalizar com sucesso.
Heriberto entrou aos 19 minutos por lesão de João Carlos Teixeira. Esperamos mesmo que não seja prolongada e o atleta fique rapidamente apto a disputar os próximos jogos, determinantes à manutenção da equipa na I Liga.
Bruno Rodrigues viria também a enviar o esférico à trave num cabeceamento em esforço.
Até ao fim da primeira parte, foram estes os melhores lances dos Famalicenses.
Fabrício manda à Trave
Até ao golo Portimonense houve um ascendente ligeiro do FC Famalicão.
Mas, pelo meio Fabrício, o ponta-de-lança do Portimonense, só com o Guardião Luiz Junior a sair dos postes atirou à trave. O momento foi de algum susto, mas um fora de jogo prontamente assinalado não validaria a oportunidade caso se tivesse concretizado.
Fabrício é um óptimo ponta de lança, apesar de não marcar golos em quantidade. É também um atleta muito importante na manobra ofensiva Portimonense.
Wellington Junior bate Luiz Junior
O ‘Estado de Graça’ Famalicense acabou aos 41 minutos, com o único golo da partida. O Portimonense concretizou por Wellington Junior, com uma assistência ‘à Karaté Kid’ de Shoya Nakajima e em que o toque decisivo de W. Junior é realizado em jeito acrobático.
Foi o Fim do ‘estado de graça’ do FC Famalicão. A partir desse momento-chave, a equipa não soube reagir à desvantagem, algo que se tem vindo a acentuar no onze Famalicense.
Segunda parte em Tons Algarvios
A segunda parte da partida foi dominada pelo Portimonense. Aos 54 minutos, com uma iniciativa atacante, levou perigo com Pedrão a rematar em arco para defesa instintiva de Luiz Junior, naquela que poderá bem ter sido a defesa da jornada.
Mas o jogo decorreu sempre lento e morno, apesar de algumas jogadas de ataque com perigoso pontual, sobretudo por parte de Angulo, um extremo colombiano, ou pelojaponês Nakajima, o futebolista mais Talentoso deste Portimonense.
‘Linhas de Wellington’
Depois de já ter marcado o Golo da partida, aos 62 minutos Wellington lançou-se num ataque prometedor e executou um livre à entrada da grande área Famalicense para boa defesa de Luiz Júnior.
Fórmula Tática de 2 Pontas de Lança Insuficiente
Um pouco antes, aos 60 minutos Simon Banza tenta o tudo por tudo ao jogar com Jhonder Cadiz na frente.
Mas não houve resultados práticos dessa substituição e o melhor que se viu foram vagos lances com pouco rasgo de perigo por parte do FC Famalicão.
‘Pior que o cego… é quem não quer ver’!
Aos 71 minutos há uma mão na bola na grande área do Portimonense, óbvia e clara como a água quente do mar calmo e quente Algarvio… que o VAR não quis ver. Apesar da tecnologia de ponta, é mesmo caso para dizer que ‘pior que o cego é quem não quer ver’!
Final conclusivo a favor do Portimonense
Houve ainda tempo para uma expulsão de Lucas Possignolo, aos 93 minutos. Mas, no fim do jogo, a festa foi do clube visitado. Ao fim de 14 jogos sem vencer, o Portimonense FC acabaria por conseguir o desejado resultado com total mérito, mesmo tendo em conta o penalty – que estamos em crer foi nítido – a contra o FC Famalicão aos 71 minutos.
Próxima jornada
Apenas a 3 pontos da linha vermelha, na próxima jornada, o FC Famalicão recebe o Gil Vicente – a equipa-sensação desta Liga Bwin 2021-22. O jogo acontece na próxima sexta feira, 15 de abril, pelas 18 horas.
Se o FC Famalicão quer permanecer na I Liga, é fundamental ganhar este jogo e conseguir esses 3 pontos em disputa.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Visite também os nossos anunciantes.
Gratos pela sua colaboração.